Bombeiros combatem incêndio em área de reserva indígena em MT

G1 g1.globo.com - 02/09/2017
Um incêndio florestal atingiu nesta semana a Terra Indígena Tadarimana, na região do município de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas tiveram início na terça-feira (29). As causas do incêndio ainda devem ser apuradas. No local, 20 bombeiros trabalham para conter o incêndio.

O trabalho já dura mais de 30 horas. A estimativa é de que o fogo já consumiu 25 hectares da reserva. A área indígena tem quatro aldeias e abriga cerca de 604 índios, segundo o a Fundação Nacional do Índio (Funai).

O fogo havia sido considerado extinto, mas voltou na quinta-feira (31). Desde então, os bombeiros trabalham no local. O trabalho é feito de maneira manual, segundo o tenente dos bombeiros, Anttoniery Campello.

"Devido ao difícil acesso ao local, temos que fazer o combate com o abafador. O problema é que a temperatura alta dificulta o trabalho e favorece a propagação do fogo", afirmou Campello.

Por causa do incêndio, o cenário no Centro de Rondonópolis mudou. A fumaça densa invadiu a cidade. Em alguns pontos, conforme imagens cedidas pelos bombeiros, os prédios eram vistos com dificuldade.



http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/bombeiros-combatem-incendio-em-area-de-reserva-indigena-em-mt.ghtml
PIB:Leste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Tadarimana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.