PRF e Funai debatem medidas sobre questão indígena e evitar fechamento do Linhão

ContilNet contilnetnoticias.com.br - 19/07/2017
Reunidos na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã desta quarta-feira (19), representantes da PRF e da Fundação Nacional do Índio (Funai) explicaram em coletiva de imprensa as possíveis medidas que serão adotadas para tratar a questão indígena que se instalou na região de Extrema (RO).

De acordo com informações do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), os problemas com os povos indígenas também acontecem nos estados do Mato Grosso e do Amazonas, envolvendo invasões dos territórios e exploração de recursos, além do fornecimento de energia elétrica por parte da concessionária elétrica de Rondônia.

A situação também foi agravada com a morte de Manoel Quintino da Silva Kaxarari, de 40 anos, assassinado no dia 26 de junho na Vila Marmelo, localizada na BR-364 entre Extrema de Rondônia e Vista Alegre do Abunã.

Segundo o inspetor da PRF, César Henrique, o órgão buscou envolver todas as instituições nessa situação com apoio da Funai: "Queremos buscar a solução desse problema sem prejudicar nenhuma das partes. A presença da Polícia é para garantir a ordem durante as manifestações, tanto para os manifestantes quanto para quem está com o direito de ir e vir prejudicado".

Para o coordenador regional da Funai, Wagner Gallo, os indígenas querem que as reivindicações sejam atendidas, principalmente a questão da energia elétrica. "Para a Fundação, é importante mostrar que a manifestação é compreendida como livre, desde que não agrida direitos constitucionais e nem use violência para exigir melhorias", disse Gallo.




http://contilnetnoticias.com.br/2017/07/19/prf-e-funai-debatem-medidas-para-tratar-questao-indigena-e-evitar-fechamento-do-linhao/
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Kaxarari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.