Cacique pede respeito durante inauguração de busto

Folha da Região folhadaregiao.com.br - 09/07/2017
A cerimônia de entrega de um busto em homenagem aos índios caingangues, na praça Rui Barbosa, em Araçatuba, no sábado (8), foi marcada pelo desabafo do cacique do Posto Indígena Icatu de Braúna, Ronaldo Kankri, 42 anos.

"Nós fomos muito massacrados e não somos reconhecidos aqui na nossa região. Muitas pessoas perguntam se temos aldeia aqui perto e moramos aqui do lado, a meia hora de carro de Araçatuba. Minha aldeia está de portas abertas para receber todo mundo", afirmou o líder.

Emocionado, ele disse que iniciativas como a da Prefeitura incentivam a aldeia, pois o povo indígena perdeu muitas lideranças, mas não está sozinho ao comandar o posto Icatu. "Não é fácil ser uma liderança. Não é fácil ser um cacique, ser um prefeito, um vereador, pois a gente depende do pessoal lá em cima (referência ao governo federal)."

Kankri disse que devido à atual crise política do País, o povo indígena não confia mais em ninguém. "Peço que vocês levem esse meu desabafo. Por onde vocês passarem, levem meu espírito, a boa imagem do índio. Não tenham preconceito com a gente, pois tive muito preconceito por onde passei e não quero que as crianças da aldeia sofram como eu sofri", afirmou.



http://www.folhadaregiao.com.br/ara%C3%A7atuba/cacique-pede-respeito-durante-inaugura%C3%A7%C3%A3o-de-busto-1.348946
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Icatu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.