Assistência técnica e extensão rural indígena é tema de roda de conversa na Agrotins

Governo do Tocantins- http://to.gov.br - 10/05/2017
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) realizará nesta quinta-feira, 11, uma roda de conversa que vai debater a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) nas comunidades indígenas, com foco na sustentabilidade e na inclusão social produtiva.

O encontro ocorrerá a partir das 15 horas na Vitrine da Agricultura Familiar, na Agrotins, com a participação de representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Fundação Nacional do Índio (Funai), de Organizações Não Governamentais (Ongs) que apoiam causas indígenas, instituições de ensino publicas e privadas, autoridades políticas nos âmbitos federal, estadual e municipal, instituições financeiras, além de representantes de etnias indígenas do Tocantins.

Dentre os objetivos do evento está a análise dos serviços de assistência técnica para os índios, com a apresentação de um caso de sucesso da Aldeia JK, na Ilha do Bananal, onde 25 famílias da etnia Karajá foram beneficiadas com um projeto de crédito rural, elaborado pelo Ruraltins. Com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), conseguiram adquirir cerca de 600 cabeças de gado, fortalecendo assim a alimentação e a geração de renda das famílias.

De acordo com o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, essa é uma experiência inédita realizada na Ilha do Bananal, proporcionando o crescimento da atividade pecuária, que já é uma tradição na localidade. "Conhecendo essa realidade e sabendo que as famílias indígenas desenvolvem, com muita habilidade, a atividade pecuária dentro da ilha, acreditamos que seria mais justo garantir o acesso ao crédito e criar uma situação sustentável para a vida dos indígenas. A roda de conversa servirá parar avaliar esse trabalho, discutir e ouvir a opinião de outras pessoas que lidam com a causa indígena, para podermos diversificar e ampliar as atividades", avaliou o gestor.


Serviços de Ater


O serviço de assistência técnica e extensão rural do Ruraltins, conta atualmente com 419 técnicos extensionistas, de várias formações, alcançando mais de 19 mil famílias em unidades de produção familiar, em todo Estado, compostas por agricultores tradicionais, assentados da reforma agrária, quilombolas, pescadores artesanais, extrativistas e povos indígenas, além de agricultores de médio e grande porte.



http://to.gov.br/noticia/2017/5/10/assistencia-tecnica-e-extensao-rural-indigena-e-tema-de-roda-de-conversa-na-agrotins/
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Inãwébohona
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.