Indígena de aldeia isolada é resgatada de helicóptero após ser picada por jararaca

G1 g1.globo.com - 05/04/2017
A indígena a Marciane Souza Machineri, de 23 anos, foi resgatada pelo helicópetero Harpia 01, conhecido como João Donato, nesta terça-feira (4), na comunidade Lago Novo, zona rural de Assis Brasil, no interior do Acre. O local fica em uma área isolada, localizada às margens do Rio Iaco. A indígena foi picada por uma cobra jararaca.
O coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), major Auzerino Fontes, informou que, caso o resgate fosse feito de barco, levaria cerca de dois dias e meio a partir da cidade de Assis Brasil. Por meio do helicóptero, a viagem levou cerca de 1h20 da aldeia até Rio Branco.
"Ela sofreu uma picada de uma cobra jararaca enquanto estava em casa ainda pela manhã de terça, e assim que fomos avisados, nos deslocamos até lá. Foi aplicado o soro pelo enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que fez a avaliação dela e os primeiros socorros. Ela já estava sofrendo efeito do envenenamento, com sintomas de tontura", contou Fontes.
A equipe de resgate fez o pouso na Arena da Floresta e o Samu levou a indígena até o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). O G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para saber o atual estado de saúde da jovem, porém, não obteve resposta até a publicação desta reportagem.



http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/indigena-de-aldeia-isolada-e-resgatada-de-helicoptero-apos-ser-picada-por-jararaca.ghtml
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Mamoadate
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.