Mutirão Social leva serviços de cidadania à comunidade indígena

Governo da Bahia- http://www.justicasocial.ba.gov.br - 16/12/2016
A comunidade indígena de etnia Kaimbé, localizado na aldeia Massacará, e os moradores do distrito de Cipó, a 20 Km do município de Euclides da Cunha, usufruíram de 12 a 15 de dezembro, dos serviços de cidadania do Mutirão Social do Pacto pela Vida, realizado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). A ação é resultado da articulação entre as instituições públicas do Governo do Estado da Bahia, que compõe a Câmara Setorial de Prevenção Social e o Comitê para Erradicação do Subregistro Civil.

O objetivo do mutirão é garantir o acesso a informações, serviços sociais e documentação básica, contribuindo para o fortalecimento da cidadania das populações mais vulneráveis. Para o coordenador de Políticas para os Povos Indígenas, da SJDHDS, Jerry Matalauê, "essa ação salutar de aproximação do Estado com a população indígena contribui significativamente para a promoção da qualidade de vida destas populações".

O Mutirão Social disponibilizou gratuidade a emissão de 2ª via de Identidade, carteira de Trabalho, 2ª via da certidão de nascimento e casamento, orientações para solicitação do Passe Livre Intermunicipal e serviços de saúde comunitária. Segundo a responsável pelo atendimento do Mutirão, Gorete Depine, durante os dois dias de ação, foram atendidos em média 1.000 pessoas, contando com o atendimento odontológico oferecido pela Secretária de Saúde (SESAB), com a carreta do Odonto Móvel.


Cidadania


Florivane Dantas de Souza, 32 anos, da comunidade indígena de Massacará, chegou cedo ao local de atendimento e conseguiu obter a gratuidade da segunda via da identidade, além de resolver a documentação de sua sobrinha. "Temos necessidades básicas que não temos como resolver se não nos deslocamos até a cidade. Então, ter a possibilidades de receber esses serviços médicos e de documentação próximos da gente, lógico que é gratificante", comentou.

De acordo com a responsável da equipe do Saúde indígena, órgão vinculado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Ana Paula Santos, foi disponibilizado suporte de acolhimento e anamnese clínica aos povos indígenas e aos moradores dos povoados adjacentes. "Diariamente, nossa equipe de saúde multidisciplinar acompanha as comunidades indígenas do pólo de Euclides da Cunha, que abrange oito aldeias. Por meio de uma buscativa rotineira, procuramos melhorar cada vez mais o atendimento clínico dessa população", explicou.

O Mutirão Social também contou com a parceria da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Secretaria de Administração (SAEB), do Centro Especializado de Assistência Social (Creas), da cidade de Euclides da Cunha e do Cacique Flávio, da comunidade indígena Kaimbé.



http://www.justicasocial.ba.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1597
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Massacará
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.