Povo Huni Kuin celebra cultura durante Festival Eskawatã Kayawai

Agência Acre- http://www.agencia.ac.gov.br - 15/11/2016
Em sua quarta edição, o Festival Eskawatã Kayawai, que na tradução significa "Assim Faz a Cura", promovido de 16 a 26 de novembro, na Terra Indígena Huni Kuin do Humaitá, reúne indígenas e turistas do mundo inteiro na Aldeia Novo Futuro.

A festividade, que nasceu de maneira independente, conta com apoio do governo do Estado e é realizada pela própria comunidade. Danças, brincadeiras e ritos religiosos compõem a programação do festival.

Além de fortalecer o etnoturismo no Acre, todo o dinheiro arrecadado durante o evento é revertido em benefícios para a própria aldeia. Escolas, poços artesianos e moradias já foram construídos com o recurso.


Festivais indígenas


O Acre é um dos estados amazônicos que abriga parte da diversidade dos povos indígenas brasileiros. O fortalecimento da cultura indígena é uma política de governo, que tem resultado no aumento do número de festivais promovidos pelos povos indígenas.

Só este ano, já foram realizados nove festivais nas regiões do Vale do Juruá e Tarauacá/Envira, fora o Festival Eskawatã Kayawai. Todos contam com o apoio do Estado.

Para o assessor indígena do Estado, Zezinho Yube, os festivais são importantes, pois, a partir deles, veem-se o encontro, a união dos povos indígenas da região e também de outras regiões.

"O fortalecimento cultural é muito forte, já que o evento reúne dança, culinária, bebidas, pajelanças e outras atividades relevantes do nosso povo", observa o gestor.



http://www.agencia.ac.gov.br/povo-huni-kuin-celebra-cultura-durante-festival-eskawata-kayawai/
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Kaxinawa do Rio Humaitá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.