Índia de 89 anos consegue na Justiça direito de ter registro civil no Acre

G1- http://g1.globo.com - 24/09/2016
A índia Juliana Napoleão Manchineri, de 89 anos, conseguiu na Justiça que fosse emitida sua certidão de nascimento no município de Assis Brasil, distante 342 km da capital Rio Branco. A decisão, assinada pelo juiz Clóvis Lodi, do Juízo da Vara Cível da cidade, foi publicada no Diário da Justiça da quarta-feira (21).

A idosa nasceu na aldeia indígena Mamoadate, no Alto Yaco, e não possuía ainda o registro civil por ainda morar com a família. O pedido pela certidão foi feito pelo neto dela, Francisco Batista da Silva Manchineri, que usou o Registro Administrativo de Nascimento de Índio (Rani), emitido pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

A advogada Marly de Souza Ferreira, que representou a família no caso, explica que o pedido de registro foi feito para validar o pedido de interdição da idosa, que segundo ela, se locomove com dificuldade e precisa ter um representante legal.

"Ela é muito idosa, mora na aldeia e há muita dificuldade para levá-la até a cidade. É quase preciso carrega-la de cadeira de rodas. Então para ela viajar vários dias de barco é muito difícil. A interdição é parcial", salienta.

A advogada disse que a idosa já havia sofrido a interdição em 2014, porém, como ela não possuía registro, a medida acabou sendo anulada. Agora a advogada deve fazer um novo pedido para garantir que o neto dela possa atuar como guardião legal da idosa. Ela salienta ainda, que o neto deverá fazer prestação de contas, sobre o uso dos recursos recebidos pela avó, quando solicitado pelo promotor de justiça.

O juiz, ao analisar a questão, entendeu que o somente o Reni seria suficiente para comprovar o nascimento da mulher na aldeia, sem haver a necessidade serem produzidas outras provas. Por isso, Lodi determinou a emissão da certidão.



http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/09/india-de-89-anos-consegue-na-justica-direito-de-ter-registro-civil-no-acre.html
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Mamoadate
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.