Indígenas aprovam o estatuto e elegem representantes do Fórum dos Caciques

A Crítica- http://www.acritica.net - 05/09/2016
Nesta segunda-feira (5), indígenas dos municípios de Anastácio, Aquidauana, Brasilândia, Campo Grande, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho e Sidrolândia estiveram reunidos na Casa de Leis para leitura e aprovação do estatuto e eleição do Fórum dos Caciques de Mato Grosso do Sul (FOCAMS).

"Nós estamos exercendo a cidadania e criando um espaço para consolidar o diálogo e dando voz aos caciques que sabem do que suas aldeias precisam", declarou o deputado Paulo Corrêa (PR).

A subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena, Silvana Terena complementou a importância do ato. "Estamos concretizando um desejo para que vocês sejam protagonistas de suas histórias, porque são vocês que sabem da realidade que vivem, e é necessário trazer as demandas para o coletivo", admitiu..

A criação do FOCAMS foi resultado de audiência pública e na reunião de hoje, os indígenas ainda elegeram sete membros para o Conselho de Administração e três titulares e três suplentes para o Conselho Fiscal da entidade. Foi eleito como presidente do Fórum o cacique da Aldeia Tereré, do município de Sidrolândia, Juscelino Custódio Mamede. "Eu agradeço a confiança de todos que acreditam em mim temos muito que lutar para melhorar a nossa qualidade de vida", afirmou o presidente.

E como vice-presidente do FOCAMS foi eleito o cacique da Aldeia Argola, do Município de Miranda, Fábio Lemes. "Eu estou à disposição para desenvolver um bom trabalho em benefício do povo indígena e agradeço por terem me escolhido", destacou Fábio.

Ao encerrar os trabalhos da tarde, o deputado Paulo Corrêa falou da importância do dia de hoje para todos os indígenas e para ele também. "Nós iremos ouvir as reinvidicações de todos vocês e vamos elencar três prioridades pra colocar como emenda ao orçamento do Estado. E vão assinar comigo os deputados Professor Rinaldo, Mara Caseiro e Onevan de Matos", declarou Paulo Corrêa.

Será encaminhado para todas as secretarias do Governo do Estado documento da criação do Fórum dos Caciques de Mato Grosso do Sul com os nomes dos respectivos caciques que os representam.



http://www.acritica.net/editorias/geral/indigenas-aprovam-o-estatuto-e-elegem-representantes-do-forum-dos/173805/
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Buritizinho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.