Indígenas de Araribá vão participar da Mobilização Nacional em Brasília

JC Net - http://www.jcnet.com.br - 10/05/2016
Pelo menos 48 indígenas da aldeia de Araribá de Avaí (39 quilômetros de Bauru), Itaporanga e litoral de São Paulo viajaram nessa segunda-feira (9) para Brasília. O grupo vai participar da Mobilização Nacional Indígena, que vai acontecer em Brasília, entre 10 e 13 de maio. O acampamento, que acontece há 12 anos, vai reforçar as reivindicações dos povos indígenas em defesa de seus direitos, em especial pelo destravamento das demarcações das terras indígenas.

O cacique da aldeia Kopenoti localizada nas terras de Araribá, Edenilson Sebastião, o "Chicão", explicou que na Mobilização está previsto um ato nacional contra a PEC 215, a Proposta de Emenda Constitucional para retirar a competência da demarcação de terras indígenas do Executivo federal (que não a está exercendo) para o Congresso Nacional.

Para os indígenas, essa PEC tem o objetivo evidente de acabar com as demarcações no Brasil. No caso de Araribá, em Avaí, há articulação para a revisão dos atuais limites da reserva. "Há reivindicação para uma possível ampliação que deve ser discutida em Brasília junto ao Ministério da Justiça. O número de indígenas aumentou, mas a área é pequena por possuir áreas de preservação ambiental", explicou o cacique.



http://www.jcnet.com.br/Regional/2016/05/indigenas-de-arariba-vao-participar-da-mobilizacao-nacional-em-brasilia.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Araribá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.