MPF/SC: jornal, vereador e chargista condenados definitivamente por ofensas a indígenas

MPF - http://www.mpf.mp.br - 22/04/2016
Em 2002, o Ministério Público Federal em Chapecó ajuizou ação civil pública de reparação por danos morais sofridos pela comunidade indígena Toldo Chimbangue, tendo em vista que o Jornal "O Diário do Iguaçú" publicou reportagem com entrevista do então vereador Amarildo Speramdio de Bairros, que praticou e induziu a discriminação e o preconceito aos indígenas. No mesmo dia, também foi publicada uma charge elaborada por Alex Carlos Tiburski dos Santos, com desenhos e palavras, também induzindo a discriminação, o preconceito e incitando à prática de homicídio contra os indígenas do Toldo Chimbangue.

O processo, inicialmente julgado improcedente, teve a decisão de primeiro grau reformada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que condenou os réus solidariamente ao pagamento no valor de R$ 100 mil, acrescidos de juros e honorários. Os recursos especiais interpostos no Superior Tribunal de Justiça não foram admitidos. Nos Recursos Extraordinários, foi determinada a devolução ao Tribunal Regional, por ter sido admitida repercussão geral em matéria idêntica, que tratava da imunidade de vereador, restando prejudicados os referidos recursos.

Com o trânsito em julgado, o Ministério Público Federal ajuizou a ação de execução para que os condenados realizem o pagamento do valor da condenação, que devidamente atualizado alcança o montante de R$ 744.150,00.



http://www.mpf.mp.br/sc/sala-de-imprensa/noticias-sc/jornal-vereador-e-chargista-condenados-definitivamente-por-ofensas-a-indigenas
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Toldo Chimbangue
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.