Índios fecham BR-101, em Itamaraju, em protesto contra prisão de pataxó

G1 - www.g1.globo.com - 31/10/2014
Índios bloquearam por cerca de duas horas um trecho da BR-101 na cidade de Itamaraju, na região sul da Bahia, no final da tarde desta sexta-feira (31), em protesto contra a prisão de um pataxó suspeito de envolvimento no desaparecimento do produtor rural Raimundo Domingues Santos, de 55 anos.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o protesto teve início por volta das 17h e só terminou às 19h, após os índios se dispersarem.

O índio pataxó foi capturado nesta sexta pela Polícia Federal, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal de Eunápolis. A prisão ocorreu na Fazenda Brasília, no distrito de Montinho, em Itabela. De acordo com a polícia, houve resistência, e os agentes precisaram usar bombas de gás para sair do local, porque os índios estavam impedindo a passagem dos carros.

O produtor rural foi visto pela última vez na fazenda dele, perto de Montinho, no dia 9 de agosto. A propriedade dele está ocupada por pataxós desde março. No início deste mês, a Polícia Federal prendeu, no município de Teixeira de Freitas, a 689 quilômetros de Salvador, outro homem acusado de envolvimento no sequestro e cárcere privado do produtor.


Caso


O delegado da Polícia Federal de Porto Seguro, no sul da Bahia, Eriosvaldo Renovato, disse à época que o produtor rural Raimundo Domingues Santos, que sumiu e que estaria sendo mantido refém, não foi encontrado nas buscas feitas na Fazenda Brasília, localizada entre as cidades de Itamaraju e Porto Seguro.

Núbia Alves dos Santos, filha do fazendeiro, acusou índios de terem sequestrado o fazendeiro. De acordo com ela, o pai teria recebido um comunicado de um cacique, no dia 8 de agosto, para buscar animais e pertences que estavam na fazenda ocupada pelos índios. Ao chegar no local, ele foi feito refém.

Segundo o delegado, um vaqueiro que foi mantido refém junto com Raimundo, mas que conseguiu fugir, disse em depoimento que o crime foi cometido por índios da região. "Entretanto, não podemos confirmar a informação", destacou o delegado.

De acordo com Núbia, existe um conflito entre indígenas e fazendeiros desde o início do ano por posse de terras na região. O vaqueiro que acompanhava o fazendeiro informou que cerca de 30 homens armados com revólveres, pistolas e espingardas sequestraram o produtor.

Em depoimento, o vaqueiro relatou que conseguiu fugir pelo mato e andou 14 km até conseguir ajuda com moradores que o levaram até o município de Itamaraju. Segundo a polícia, o vaqueiro também informou que o local onde ocorreu o crime é uma invasão e não uma reserva indígena.

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/10/indios-bloqueiam-br-101-em-protesto-contra-prisao-de-pataxo.html
PIB:Leste

Related Protected Areas:

  • TI Barra Velha do Monte Pascoal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.