Confira o resultado das Olimpíadas Indígenas Eware em Belém do Solimões, AM

Rádio Nacional do Alto Solimões/EBC - www.radios.ebc.com.br - 31/01/2016
No Amazonas, foram divulgados os resultados finais da Olimpíadas Indígenas Eware em Belém do Solimões. Foram cinco dias de jogos de muita emoção e integração entre os povos das 29 comunidades indígenas no Alto Solimões, de quatro etnias: Ticuna, Canamari, Cocama e Caixana.

No sábado (30), o dia começou agitado na margem do Rio Solimões no Amazonas, em Belém do Solimões, as competições começaram cedo, as sete da manhã, e público estavam na beira do rio para assistir a disputa das modalidades aquáticas que já se preparavam. E aqui é assim, nada de traje profissional, cada um nada do jeito que se sente a vontade, de calção, short jeans, o importante mesmo era sair bem no momento da largada, mas não teve para ninguém.

Claudinete Francisco Santana Ticuna de Belém do Solimões levou o primeiro lugar, um dia de muito orgulho para a vencedora. Ainda na modalidade de natação em segundo lugar ficou com Marquinete, ticuna de Nova Itália, e Tatiana da Etnia Cocama, de belém do solimões, ficou na terceira colocação.

Na modalidade de duatlon Fábio Ticuna de Filadélfia ficou em primeiro lugar, Jony Mariano de Belém do Solimões na segunda colocação e Márcio de Umariaçú em terceiro.


Com 7 finalistas na natação no masculino, em primeiro lugar ficou Mariano, da Etnia Cocama, em segundo lugar Marcelo Ticuna de Filadélfia, Luiz Ticuna de Campo Alegre levou a medalha de bronze, terceiro lugar.

A modalidade Racha Lenha também agitou o público presente, onde o vencedor não é aquele que tem mais força, e sim a técnica de rachar uma tora de madeira, com apenas um golpe de menos de um minuto. Cleunice Ticuna foi a campeã, em segundo lugar ficou com Iglácia e Ana Ticuna de Vendaval levou a terceiro colocação. No masculino racha lenha Francinaldo de Sapotalzinho ficou em primeiro lugar, Ezidro Cocama em segundo lugar e Emerson Ticuna de Ourique ficou em terceiro.

O tradicional cabo de guerra feminino Belém do Solimões povo Ticuna foi o vencedor, Nova Itália em segundo, e Belém Solimões povo Cocama em terceiro.

O vencedor na modalidade de canoagem veio da comunidade de Pathia Ticuna, Cristóvão ficou em primeiro lugar, e em segundo lugar Raire Cocama de Belém do Solimões, Agnaldo Ticuna de Vendaval conquistou o terceiro lugar.

Na Modalidade de Voleibol feminino, São Domingo foi o campeão e Betânia ficou em segundo lugar. Já no masculino Umariaçu agora é tricampeão derrotando a equipe de Campo Alegre.


Quadro de medalhas


No quadro geral de medalhas, em primeiro lugar com 7 medalhas de ouro e 6 de prata ficou Belém do Solimões Ticuna. No segundo lugar ficou Belém do Solimões Cocama,com 3 medalhas de ouro, 2 de prata e 2 de bronze. Filadélfia ficou em terceiro seguido por Nova Itália.

O encerramento da Terceira Olimpíadas Indígenas do Eware foi com Show do cantor Genário Araújo Ticuna.

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).


http://radios.ebc.com.br/reporter-solimoes/edicao/2016-01/resultados-finais-da-olimpiadas-indigenas-eware-em-belem-do
PIB:Solimões

Related Protected Areas:

  • TI Évare I
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.