Bebê indígena que nasceu com órgão para fora do corpo passa bem

G1 - www.g1.globo.com - 17/12/2014
O estado de saúde do bebê indígena que nasceu com o intestino para fora do corpo, na última terça-feira (17), é estável, segundo a direção da maternidade Bárbada Heliodora, em Rio Branco. Ele passou por uma cirurgia ainda na terça e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A mãe, de 15 anos, e o recém-nascido foram resgatados por um helicóptero na comunidade isolada de Icuriã, próximo ao município de Assis Brasil, distante 200 km da capital. A ação foi coordenada pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel em Urgência (Samu).

De acordo com a diretora administrativa da maternidade, Mirza Félix, o bebê passa bem e se encontra na UTI. "A criança está entubada na UTI se recuperando após a cirurgia que foi um sucesso. Agora é preciso aguardar a recuperação para verificar se será necessário realizar outro procedimento", afirma a diretora.


Entenda o caso


O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel em Urgência (Samu), resgatou na última terça-feira (16), uma índia da etnia Jaminawá, de 15 anos, e seu bebê que nasceu com o intestino para fora do corpo. Os dois foram localizados na comunidade Icuriã, próximo ao município de Assis Brasil, distante em linha reta 200 km da capital. O resgate foi feito pelo helicóptero do governo estadual. Mãe e filho foram encaminhados para a maternidade pública de Rio Branco.

De acordo com o capitão Samir Freitas, piloto do helicóptero, o resgate deveria ter sido feito na segunda-feira (15), mas só foi realizado na terça-feira. Ele conta que a equipe precisou pousar em um ramal para fazer o resgate de mãe e filho. O capitão explicou ainda que o acesso até a comunidade por terra é praticamente intrafegável nesta época do ano, por causa das chuvas. Para chegar até o local de barco leva-se em média seis dias.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/12/bebe-indigena-que-nasceu-com-orgao-para-fora-do-corpo-passa-bem.html

PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Manchineri do Seringal Guanabara (Riozinho Iaco)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.