Antropólogo e indígenas criam jogo de videogame sobre cultura dos Huni Kuin

Agência Brasil/EBC (Brasilia - DF) - www.agenciabrasil.ebc.com.br - 04/08/2015
Já pensou um jogo de videogame que te permita a experiência de entrar na história, nos mitos e nos contos de um povo indígena?

Este é o projeto "Huni Kuin- os caminhos da jiboia", desenvolvido pelo pesquisador e antropólogo Guilherme Meneses juntamente com 30 integrantes do grupo caxinauá, que têm a maior população indígena do Acre, são 7.500 habitantes de acordo com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

O programa Nacional Jovem desta terça-feira (4) bateu um papo com o antropólogo sobre esse novo jogo. "Foram trabalhadas cinco histórias que são cada uma das fases e, em cada uma, tem um segredo desse povo que você vai descobrindo aos poucos", explica.

Guilherme conta que realizou uma pesquisa inicial por seis meses, depois encontrou os índios da tribo Huni Kuin em São Paulo (SP), até chegar na aldeia. Ele conta que toda a história foi construida coletivamente com os indígenas. Uma parte na aldeia e outra no estúdio em São Paulo.

A intenção é que o jogo possa circular e atingir muitas pessoas pelo país e, assim, ser uma nova forma de conhecer a cultura indígena. A previsão é que o jogo seja lançado no início de 2016.

Conheça mais o projeto " Huni Kuin- Os caminhos da jibóia".

Confira a entrevista completa no player acima.

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.

http://radios.ebc.com.br/nacional-jovem/edicao/2015-08/Jogo%20de%20videogame%20%C3%A9%20desenvolvido%20com%20os%20%C3%ADndios
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Kaxinawa do Rio Jordão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.