Povos do oeste de Santa Catarina e Kaingang da TI Nonoai também repudiam declarações de Colatto

Conselho Indigenista Missionário - Cimi - www.cimi.org.br - 29/10/2015
Indígenas Kaingang da Terra Indígena Nonoai, localizada no Rio Grande do Sul, na divisa com Santa Catarina, e povos Guarani e Kaingang do oeste de Santa Catarina contestam publicamente as declarações do deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) feitas no último dia 20, durante reunião da Comissão Especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, em que ele afirmou que indígenas do Sul seriam favoráveis a esta proposta.

"Denunciamos as manobras políticas que estão sendo arquitetadas por esse parlamentar com o intuito de impedir o avanço da demarcação de nossas terras. Ele, através de autoridades e de oligarquias regionais, pressiona a Funai e o Ministério da Justiça para agirem contra os nossos direitos e, ao mesmo tempo, promove e fomenta ações e manifestações da sociedade envolvente contra os povos indígenas. Com isso, ele instiga a violência e alimenta o ódio e o preconceito", afirma o documento dos indígenas do estado de Santa Catarina.

Afirmando "profundo desprezo à pessoa do deputado Valdir Colatto e todos aqueles que tem contribuído para o genocídio dos Povos Indígenas do Brasil", os Kaingang de Nonoai esclarecem que "a pessoa citada pelo senhor Deputado como cacique desta T.I. nem se quer é da etnia Kaingang e muito menos faz parte da liderança da Terra Indígena Nonoai".

Nos dois documentos, os indígenas reafirmam absoluto repúdio à PEC 215.



Leia aqui a Carta de Repúdio da comunidade da Terra Indígena Nonoai

Leia aqui a Nota Pública dos Kaingang e Guarani do Oeste de Santa Catarina

http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=8446&action=read
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Nonoai
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.