Povos Indígenas Paresi, Nambikwara e Manoky apresentam suas demandas em reunião na Funai

Fundação Nacional do Índio - Funai - www.funai.gov.br - 01/09/2015
Criação de medidas concretas para liberar o licenciamento ambiental das terras utilizadas para agricultura dos Povos Indígenas Paresi, Nambikwara e Manoky foi o principal tema de encontro da manhã desta terça-feira (1), na Sede da Funai, em Brasília. A atividade agrícola já se desenvolve há 11 anos nessa região.

Na ocasião, o Presidente João Pedro reuniu-se numa mesa de autoridades indígenas e não indígenas, com diretorias das Associações Indígenas Waymarê, Halitinã e One Tiholazere, (Povo Paresi Haliti); Associação Indígena Wakalitsu, (Povo Nambikwara, da Terra Indígena Tirecatinga); Associação Watoholi (Povo Manoky); Cacique Geral do Povo Nambikwara, Jair NambiKawara, e outras lideranças e caciques desses Povos. Representando a Funai, Benedito Garcia Araújo, Coordenador Regional de Cuiabá, Joelson Kenizokemae, Coordenador Técnico Local de Campo Novo do Parecis, e Juan Negret, Coordenador-Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento. Também na reunião estavam presentes representantes do Gabinete do Deputado Federal Adilton Sachetti.

Benedito Garcia fez uma exposição dos fatos, "essa reunião é de suma importância para os povos indígenas porque nós estamos tratando de uma forma de sobrevivência, de se trabalhar dentro da legalidade. A reunião de hoje foi positiva não só para as comunidades indígenas do Mato Grosso mas de todo Brasil".

Arnaldo Zunizakae, Coordenador de Atividade Produtiva da Associação Waymarê, fez um retrospecto das necessidades, avanços, dificuldades, desafios e os ajustes que já vêm sendo estabelecidos pelas partes envolvidas e responsáveis. Ele externou, ainda, que as associações indígenas já têm recursos financeiros para pagar o licenciamento ambiental, que está sendo adquirido maquinário e realizada qualificação da mão de obra indígena.

Complementando as informações, Carlos Barros, da Coordenação Regional Cuiabá, frisou que já há um parecer técnico favorável da Funai e do Ibama acerca do assunto, sendo necessária uma reunião para definição final. Juan Negret relatou que o tema tratado tem transparência e sinceridade, e ressaltou a necessidade dos indígenas se fortalecerem como unidade produtiva autônoma.

Genilson Kezomae, Assessor Institucional da Associação Waymarê, expôs que se trata de um projeto de boa fé sobre o direito de viver desses povos, "o país funciona como uma máquina mas o coração de cada pessoa que trabalha nessa máquina tem que enxergar o lado das comunidades indígenas".

O Presidente da Funai se comprometeu a visitar as lavouras agrícolas indígenas em sua ida a Cuiabá e frisou que o índios têm autonomia, mas que tudo deve ser bem definido e planejado. João Pedro enfatizou, ainda, a importância da preparação e qualificação de indígenas, e parabenizou os indígenas formados presentes na reunião: Lúcio Avelino Ozanazokaese, formado em Agronomia; Zezanias Zezanokae, Técnico Agrícola e Sonia Aparecida Zoazokamaero, formada em Direito.

Encerrando a reunião, o Cacique Geral Jair Nambikwara deu as boas vindas a João Pedro e fez um apelo em prol da melhoria dos Povos Indígenas, relatando as dificuldades das comunidades, que o Povo Nambikwara e Paresi está esperando a presença de João Pedro nas aldeias.

O Presidente da Funai se reunirá novamente com os indígenas no dia 9 desse mês, desta vez com a presença do Ibama.

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/3417-povos-indigenas-paresi-nambikwara-e-manoky-apresentam-suas-demandas-em-reuniao-na-funai
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Tirecatinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.