Agricultura indígena é fortalecida por meio de projeto no Acre

Radioagencia Nacional/EBC - www.radios.ebc.com.br - 18/06/2015
Índios do povo Kaxinawá da Aldeia Nova Olinda, no Acre, estão recebendo, em 2015, uma segunda oportunidade de fortalecimento da agricultura indígena.

A Embrapa, que já havia trabalhado com o povo entre 2011 e 2014, iniciou este ano um novo projeto para buscar a diversificação e melhoria da produção agrícola da comunidade.

As ações para fortalecer os sistemas produtivos têm foco na agrobiodiversidade das aldeias. Elas envolvem o manejo de açaí e outras palmeiras abundantes na terra indígena, a extração de óleos de espécies vegetais, a produção de fitoterápicos a partir de plantas medicinais e a plantação de bambu.

Outro cultivo tradicional do povo Kaxinawá é o mandubim ou, como é mais conhecido, o amendoim. O pesquisador da Embrapa e chefe do projeto, Moacir Haverroth, explica como o trabalho pretende garantir melhor qualidade do produto.

Sonora: "Tem atividades previstas para os cuidados com o mandubim, tanto na parte de cultivo quanto na de avalização das doenças e insetos que atacam. Depois o pós-colheita, que é o processo de armazenagem desse mandubim, porque como ele é armazenado nas próprias casas, acaba tendo alguns problemas de ataques de insetos, de roedores e algumas doenças, porque é uma espécie que também tem problemas por contaminação por fungos".

O pesquisador destaca a disposição do povo Kaxinawá com a atuação dos pesquisadores nessa nova etapa de trabalho.

Sonora: "Renovou esse ânimo em torno do trabalho. Eu estive na terra indígena agora em maio e a gente observa uma grande mobilização de todos os moradores em torno do projeto, das atividades e das perspectivas que esse trabalho acaba trazendo para as aldeias''.

Para o indígena Kaxinawá Aldeni Nunes, além de fortalecer a agricultura na área, o projeto garante a floresta em pé.

Sonora: "Veio fortalecer a nossa produção, dar segurança alimentar, incentivo à continuação da conservação do meio ambiente, da floresta, que a gente vem fazendo desde os nossos ancestrais e o nosso objetivo como indígena é manter a floresta viva".

O projeto conta com profissionais da Embrapa de diversas regiões, de universidades federais, órgãos estaduais e entidades do terceiro setor. Os trabalhos seguem até 2018.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/audio/2015-06/agricultura-indigena-e-fortalecida-no-acre
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Kaxinawa Nova Olinda
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.