Após briga com morto e feridos em Cacique Doble, polícia prende índios

G1 - www.g1.globo.com - 13/03/2015
Três pessoas foram presas nesta sexta-feira (13) após uma briga entre grupos rivais indígenas terminar com um morto e nove feridos em Cacique Doble, na Região Nordeste do Rio Grande do Sul. Outras quatro pessoas são procuradas pela Polícia Federal de Passo Fundo, responsável pelo caso.

Segundo a polícia, a disputa era por uma liderança interna e ocorreu após 8 índios de famílias anteriormente expulsas do acampamento invadirem o local atirando. O principal alvo foi a casa do cacique, que foi em estado grave para o hospital de Sananduva e está sendo transferido para Passo Fundo.

O homem morto tinha 21 anos e fazia parte do grupo invasor. Segundo a polícia, ele levou diversos tiros e facadas. Os 7 índios que estavam com ele fugiram, mas três foram capturados horas depois. A polícia segue as buscas pelos outros quatro.

Não há informações sobre o estado de saúde de todos os feridos, que foram encaminhados também para hospitais de São José do Ouro e Passo Fundo. Um menino de 11 anos foi atingido por um tiro na cabeça e está com quadro grave.

As terras estão ocupadas por dezenas de famílias, mas ainda são disputadas também com agricultores. O local, que fica no limite com Sananduva, ainda não é definido pela Fundação Nacional do Índio (Funai) como reserva indígena.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/03/apos-briga-com-morto-e-feridos-em-cacique-doble-policia-prende-indios.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Passo Grande do Rio Forquilha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.