Caminhão-pipa abastece reserva

Correio do Povo-Porto Alegre-RS - 02/03/2005
As fontes superficiais secaram na aldeia de Pinhalzinho, onde funcionam duas escolas indígenas


Veículo transporta 15 mil litros de água em cada viagem



A Prefeitura de Planalto deu início ontem ao transporte diário de 15 mil litros de água potável para a aldeia de Pinhalzinho. Com a medida, fica garantido o abastecimento de duas escolas indígenas localizadas na área, que pertence à Reserva de Nonoai. A decisão foi tomada após uma reunião entre o prefeito Antônio Carlos Damin, o diretor-geral das escolas, Vitalino da Silva, e lideranças caingangues e guaranis.

O chefe do Executivo municipal anunciou que o produto será captado pela Corsan e transportado até a reserva em uma caçamba com um tanque de 5 mil litros. 'Vamos realizar quantas viagens forem necessárias', destacou. Já o diretor-geral ressaltou que as fontes superficiais que abastecem os dois estabelecimentos, uma de guaranis e outra de caingangues, secaram. 'A ajuda da prefeitura permitiu que conseguíssemos abastecer as escolas e os 250 alunos começaram as aulas normalmente', disse. Ele explicou que as lideranças indígenas e o prefeito promoveram contatos com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) para que seja reativado um poço artesiano aberto em 2004, que pode garantir água de qualidade a alunos e famílias da aldeia de Pinhalzinho. Um dos pedidos feitos à Funasa é de que a instituição coloque em atividade um poço artesiano já perfurado na aldeia guarani da localidade de Passo Feio.

A seca também começa a causar problemas de abastecimento na Reserva da Guarita, localizadas nos municípios de Tenente Portela e Redentora. Segundo o cacique Valdonês Joaquim, a vazão de dois poços artesianos nas aldeias de Irapuá e Mato Queimado perderam 70% da vazão nos últimos dias. Com isso, 230 famílias enfrentam dificuldades de abastecimento. 'Na próxima semana, representantes da Funasa estarão nas aldeias para discutir com as lideranças indígenas formas de garantir o fornecimento de água', anunciou o cacique.
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Pinhalzinho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.