Tiros, reféns e intervenção do MPF: os índios venceram a batalha em Guaíra

Laislany- http://laislainy.wordpress.com - 04/11/2014
Depois de uma mobilização, resistência, tiros e até uma ameaça de fazer quatro reféns, índios venceram o interesse econômico e imobiliário dos "brancos", na tarde desta terça-feira (4), em Guaíra.

Por volta das 15h, após intervenção do MPF (Ministério Público Federal), os índios Guaranis da aldeia Tekoha Y'Hovy, desocuparam a área de aproximadamente dois alqueires que estavam sendo desmatada para construção de um condomínio residencial. Os índios são contra e afiram que a área, que faz parte de um complexo de 20 alqueires de mata, é de reserva indígena.

O clima foi de muita tensão durante todo o dia e no início de tarde houve disparos de armas de fogo de ruralistas contra os índios. Em um ato de intimidação, segundo o cacique Ilson Soares, quatro índios ficaram em poder dos ruralistas. Quatro tiros também foram disparados contra os indígenas.

"Eles [ruralistas] estavam esperando os índios que saiam da mata, abordaram e dispararam contra eles. Nenhum tiro acertou porque um dos índios que já estavam com eles ergueu a mão. O disparo foi por cima do indígena que estava de frente com eles mas anteriormente já haviam disparado três tiros à distância", conta o cacique, Ilson Soares.

De acordo com Soares, os demais índios só souberam da intimidação porque gritos foram ouvidos. Para revidar, os índios também ficaram com um dos ruralistas na tentativa de libertar os que já estavam de reféns.

"A gente ouviu em meio aos gritos que eles teriam atirado em um índio e que os outros estavam em poder deles. Então os outros índios também pegaram um deles e prometeram que só soltariam se os outros aparecessem vivos. Eles trouxeram os nossos e a gente liberou os deles também".

A situação só foi tranquilizada com a confirmação dos procuradores da República que atuam em Guaíra, Andressa Zanette e Maicon Fabricio Rocha de que a área não será explorada pelo setor imobiliário e que não será permitido o desmatamento e nem a construção de muros em torno do terreno.



http://laislainy.wordpress.com/2014/11/04/tiros-refens-e-intervencao-do-mpf-os-indios-venceram-a-batalha-em-guaira/
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Itaporanga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.