Polícias Federal e Militar, MPF e Funai fazem operação para investigar desmatamento em Terra Indígena no Pará

MPF/PA- http://www.prpa.mpf.mp.br/news - 02/06/2014
O Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal, a Polícia Militar e a Fundação Nacional do Índio (Funai) vão realizar nesta quinta-feira, 3 de julho, em Tucuruí, no sudeste do Pará, uma operação conjunta para investigar denúncias de desmatamento ilegal na Terra Indígena Trocará, dos Asurini do Tocantins, localizada nos municípios de Baião e Tucuruí. As instituições vão realizar vistorias em madeireiras e na área onde ocorreu a derrubada de árvores.

A operação foi programada a partir de informações encaminhadas pelos indígenas à Funai e repassadas ao MPF no último dia 27. Segundo a denúncia das lideranças Asurini, para derrubar as árvores os desmatadores ilegais abriram caminhos no meio da mata da Terra Indígena. No local, foram encontrados troncos de madeira de lei. De acordo com dados já coletados pelo MPF, essa é primeira denúncia desse tipo de irregularidade na área indígena.

"O Ministério Público Federal entende ser de fundamental importância a atuação eficaz e rápida na proteção da Terra Indígena Trocará", ressalta o procurador da República Luiz Eduardo de Souza Smaniotto, que atua em Tucuruí e coordena as investigações feitas pelo MPF. "A sociedade da região deve compreender, de maneira bastante clara, que não serão admitidos atos de degradação das terras indígenas", destaca.


Procedimento Investigatório Criminal 1.23.007.000108/2014-96 - Procuradoria da República em Tucuruí


http://www.prpa.mpf.mp.br/news/2014/policias-federal-e-militar-mpf-e-funai-fazem-operacao-para-investigar-desmatamento-em-terra-indigena-no-para
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Trocará
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.