Procurador da República em Goiás visita comunidade indígena Tapuia

MPF/GO- http://www.prgo.mpf.mp.br - 13/06/2014
O procurador da República em Anápolis/GO Rafael Paula Parreira Costa visitou, na última quarta-feira, 11 de junho, a comunidade indígena Tapuias, localizada nos municípios goianos de Rubiataba e Nova América.

Acompanhado de representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o procurador participou de uma audiência realizada na própria comunidade indígena. Na ocasião, teve a oportunidade de conhecer as principais queixas dos Tapuias, em especial as dificuldades com transporte, saúde, educação, bem como em relação à má qualidade da água em uma parcela da área ocupada pela comunidade.

Vale ressaltar que ao Ministério Público Federal cabe, entre suas funções institucionais, a defesa de bens e interesses das comunidades indígenas brasileiras.


Tapuias


Os Tapuias habitam o noroeste do estado de Goiás, estando concentrados nas terras indígenas Carretão I e II. Resultam da fusão dos xavantes com os caiapós. O nome Tapuia foi a denominação dada pelos portugueses a indígenas dos grupos que não falavam línguas do tronco tupi e que habitavam o interior do Brasil.



http://www.prgo.mpf.mp.br/procuradoriasmunicipios/prm-anapolis/noticias/2229-procurador-da-republica-em-goias-visita-comunidade-indigena-tapuia.html
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Carretão I
  • TI Carretão II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.