Lideranças indígenas realizam o Seminário sobre Mineração e Hidrelétricas em Terras Indígenas

CIR-http://www.cir.org.br - 19/05/2014
Com a iniciativa das organizações indígenas e indigenistas, o Conselho Indígena de Roraima (CIR), Hutukara Associação Yanomami (HAY), Instituto Socioambiental (ISA) e Conselho Indigenista Missionário (CIMI), será realizado a partir de amanhã, 20 e até o dia 22, o "Seminário sobre Mineração e Hidrelétricas em Terras Indígenas", na comunidade indígena Tabalascada, região da Serra da Lua, município de Cantá, a 26 km de Boa Vista.

O objetivo do seminário é fazer um panorama do contexto atual dos projetos de mineração e hidrelétricas em terras indígenas, além de apresentar a realidade em outros Estados afetados com tais projetos, abrindo um debate entre as lideranças indígenas e os convidados. Uma discussão coletiva que busca como resultados, propostas e estratégias concretas que venham impedir o avanço das ameaças que têm causado grandes preocupações aos povos indígenas do Brasil em relação aos direitos indígenas, fortemente atacados pela bancada ruralista, agronegócio e Estado brasileiro.

Para os debates o evento conta com a presença de lideranças indígenas de Roraima, da Guiana e Venezuela, representantes da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). Haverá também a participação de representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Fórum da Amazônia Oriental (FAOR) e diversas instituições públicas locais.

Conforme a programação, no primeiro dia, pela manhã, haverá a mesa de debate com o tema sobre "Mineração em Terras Indígenas" e painel apresentando o "Projeto de Lei de Mineração". Em seguida, o painel com dados sobre "Mineração em Roraima" e "Impactos nas Terras Indígenas". Para esse debate, o evento conta com a presença de representantes do Ministério Público Federal, Conselho Indígena de Roraima (CIR), com a mediação do Instituto Socioambiental (ISA) e Conselho Indigenista Missionário (CIMI). À tarde, o debate continua com o assunto sobre "Hidrelétricas e Povos Indígenas" e o painel "Dados Gerais e Estatísticos". O Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) e a Hutukara Associação Yanomami (HAY) mediam essa discussão.

No segundo dia, 21, o momento será destinado ao debate entre as lideranças indígenas que vão discutir o tema "Diálogos das Lideranças: Experiências e Visões Indígenas". Participam dessa mesa, lideranças indígenas de Roraima, Guiana, Venezuela, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e as Organizações Indígenas locais.

Um momento que será destinado às lideranças indígenas das regiões diretamente ameaçadas com os projetos de mineração e construção de hidrelétrica, as terras indígenas Raposa Serra do Sol e Yanomami. Após as discussões haverá a composição dos Grupos de Trabalho (GTs). No último dia, 22, a apresentação das propostas e encaminhamentos do seminário.

O seminário será mais um momento em que os povos indígenas, organizações indigenistas e entidades sociais irão apresentar as visões a respeito dos assuntos em pauta, assim como, reafirmar o posicionamento contrário a esses projetos que visam violar os direitos constitucionais.

O evento tem o apoio institucional de entidades como a CAFOD, Embaixada da Noruega, Fundação Tebtebba, Fundação Ford, e outras instituições parceiras.



http://www.cir.org.br/index.php/component/k2/item/325-lideran%C3%A7as-ind%C3%ADgenas-realizam-o-semin%C3%A1rio-sobre-minera%C3%A7%C3%A3o-e-hidrel%C3%A9tricas-em-terras-ind%C3%ADgenas
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Raposa Serra do Sol
  • TI Tabalascada
  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.