Apresentações abrem Semana Cultural Indígena

Portal Brasil- http://www.brasil.gov.br/ - 09/04/2014
As comemorações do Dia do Índio, celebrado em 19 de abril, começaram mais cedo este ano na região da Bacia do Paraná. Nessa terça-feira (8), mais de 200 pessoas, entre indígenas, autoridades, professores e alunos de várias escolas municipais e estaduais participaram da abertura da 13ª Semana Cultural Indígena do Tekoha Ocoy, no Colégio Estadual Teko Ñemoingo, localizado na aldeia Ocoy, em São Miguel do Iguaçu (PR).

O evento de abertura contou com apresentações culturais de dança e músicas indígenas. As alunas do colégio fizeram a Dança das Guerreiras e o Coral Tekoha Ocoy apresentou duas canções. Entre os convidados estavam o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich; o cacique Daniel Lopes; o prefeito Clovison Dutra; e representantes da câmara de vereadores de São Miguel e das secretarias estadual e municipal de educação, entre outras autoridades.

Em 2013, a Semana atraiu mais de cinco mil pessoas. A meta para este ano é chegar a seis mil. O cacique Daniel agradeceu o apoio. "O trabalho que fazemos aqui é planejado anualmente e todos participam, alunos e professores. Cada um fez a sua parte, e o resultado é o que vemos aqui", disse.

E havia muito para ver. Os alunos que visitaram a aldeia assistiram a danças indígenas, puderam conhecer um pouco da história e da cultura do povo guarani, seus hábitos, crenças e o artesanato. A criançada não resistiu: quase todos saíam com um arco e flecha ou penas coloridas nos cabelos.

"Num dia como esse, é maravilhoso estarmos juntos com todos que construíram essa semana e abraçarmos os Avá Guarani. As crianças que estão aqui precisam compreender que temos que valorizar e captar toda a sabedoria das comunidades indígenas", disse Nelton Friedrich.


Compromisso


Logo após a abertura do evento, Friedrich e Dutra firmaram um termo de compromisso que prevê a construção de uma nova casa de reza para a comunidade do Ocoy, de um portal na entrada da aldeia e a instalação de cerca e pintura do Centro de Nutrição e Artesanato.


Programação


A Semana Cultural Indígena no Tekoha Ocoy continua até sexta-feira (11). No sábado (12), haverá uma comemoração especial, com almoço para a comunidade. No dia 14, às 10h, será aberta a 8ª Semana Cultural Indígena do Tekoha Añetete e Tekoha Itamarã. A festa será no Tekoha Itamarã, em Diamante D'Oeste.

As comemorações prosseguem até o final de abril, quando uma Caminhada na Natureza, no Circuito Avá Guarani, encerrará o mês de homenagens aos povos indígenas.


Programa


As ações do programa Sustentabilidade de Comunidades Indígenas, que fazem parte do Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, incluem melhoria da infraestrutura, produção agropecuária, fortalecimento da diversidade cultural, estímulo à formação de parcerias e segurança alimentar e nutricional.

Em dez anos de execução, o programa conta com resultados expressivos, como a construção de mais de cem moradias, casas de reza e centros de artesanato, postos de saúde e escolas, cascalhamento das estradas de acesso e vias internas, e implantação de rede de esgoto e rede elétrica.

Outro aspecto importante do programa é o estímulo à preservação da cultura e do modo de ser guarani. Todo ano, próximo ao dia 19 de abril (Dia do Índio), cada comunidade celebra a Semana da Cultura Avá-Guarani, com mostras de danças, artesanato e plantas medicinais, entre outros temas.



http://www.brasil.gov.br/cultura/2014/04/apresentacoes-abrem-semana-cultural-indigena
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Avá Guarani/Ocoí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.