Wagner vai ao governo pelas comunidades indígenas Pareci

Assembléia Legislativa/MT - http://www.al.mt.gov.br - 26/02/2014
As lideranças pedem a concessão de trecho da MT-235 e a permanência da cobrança do direito à passagem dos veículos


O governador Silval Barbosa e o procurador-geral do Estado, Jenz Prochnow Júnior, irão conhecer e discutir nos próximos dias, com o deputado Wagner Ramos (PR), a viabilidade jurídica de três das principais reivindicações das lideranças indígenas Paresi de Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Conquista D'Oeste.

A pauta foi apresentada ao parlamentar na manhã desta terça (25) em reunião na Assembleia Legislativa. Os integrantes do povo indígena HalitiParesi - representados juridicamente pelas Associações Waymarê e Halitinã - pedem a concessão do trecho Rio Papagaio-Rio Verde, da MT-235 - Rodovia João Arrezomae (João Garimpeiro) e o reconhecimento da permanência da cobrança do direito à passagem dos veículos que a utilizam.

Essa parte da rodovia atravessa a área Utiariti, situada entre Campo Novo do Parecis e Sapezal. "A cobrança foi pactuada e acordada em assembleias entre o Povo Paresi, Funai e o governo mato-grossense, preliminarmente definido antes da pavimentação feita na gestão de Blairo Maggi", confirmaram Tarcilo Zomoizokae Paresi e Ivânio Zekezokemae.

Eles presidem a Waymarê e Halitinã. O terceiro item é a permanência da manutenção do trecho do Rio Papagaio ao Rio Verde. Segundo as lideranças, ela já vem sendo feita por meio de parceria entre as associações e o poder público. Outras reivindicações incluem parcerias agrícolas e royalties de PCHs - as Pequenas Centrais Hidrelétricas.

"Vamos buscar caminhos junto ao governo pela viabilidade jurídica desse projeto. O povo Paresi tem um histórico exemplar de emancipação e de trabalho, com advogados, engenheiros agrônomos e professores em suas comunidades, por exemplo", lembrou Wagner Ramos. Um dos líderes do grupo e da Aldeia Bacaval, Arnaldo Zunizakae, revelou preocupação com a possível quebra do acordo que permitiu a cobrança do "direito de passagem" na MT-235.



http://www.al.mt.gov.br/TNX/conteudo.php?sid=270&cid=40197&parent=0
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Utiariti
  • TI Ponte de Pedra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.