Iniciativa particular resulta em reflorestamento de APA

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 21/02/2014
A equipe da Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do Rio Mamanguape (PB) foi surpreendida de forma positiva durante uma vistoria ao conhecer a iniciativa de José Salvino Mendes, desenvolvida em área da unidade de conservação (UC). Por conta própria, ele faz o reflorestamento de uma região bastante antropizada, formada por encostas, já com solos desnudos.

Salvino solicitou à APA a realização de uma vistoria na Aldeia Três Rios, Terra Indígena Potiguara, que tem área em sobreposição com a UC. Ao chegar ao local, a equipe se deparou com a área que está sendo reflorestada. Ele coleta as sementes, produz as mudas e as carrega por cerca de cinco quilômetros, com o auxílio de um carrinho de mão, do quintal de sua casa, onde são produzidas, até a área escolhida para plantio.

"Sua iniciativa demonstra a preocupação com a conservação do meio em que ele vive, de tal forma a perceber a importância de revegetar aquela área. Próxima ao rio Mamanguape, por conta de sua declividade, sofre lixiviação e carreamento de sedimentos para o leito do rio, importante fonte de peixe e crustáceo para a comunidade indígena local", afirma Francileia Lobo de Souza, chefe da APA.

A solicitação de José Salvino buscava obter orientações para otimizar seu trabalho voluntário e apoio para que o órgão esteja sempre presente a fim de inibir o uso indevido do fogo no local e com isso a morte das mudas. A equipe da APA parabenizou sua iniciativa, respondeu oficialmente à solicitação protocolada, com as recomendações feitas pela analista e especialista em Botânica, Thalma Grisi, e enviou também oficio e relatório da vistoria ao chefe da Fundação Nacional do Índio (Funai) local.

A ideia agora é fazer um intercâmbio entre os agentes ambientais voluntários da Comunidade de Barra do Mamanguape, que estão iniciando projeto de reflorestamento em mata ciliar, com os conhecimentos de José Salvino na coleta de sementes e confecção e cuidado com mudas de plantas nativas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4692-iniciativa-particular-resulta-em-reflorestamento-de-apa.html
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Barra do Rio Mamanguape
  • TI Potiguara de Monte-Mor
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.