Seind prepara indígenas para participar de capacitação em Rio Preto da Eva

Portal do Governo/ Amazonas - http://www.amazonas.am.gov.br - 11/02/2014
Cento e sessenta indígenas começarão a ser capacitados em técnicas de cultivo agroflorestais e manejo de colmeias de abelhas sem ferrão no município de Rio Preto da Eva (a 80 quilômetros de Manaus).

Os cursos de Olericultura e Produção de Mudas em Viveiro fazem parte do projeto "Doação BR-883", que é executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), em parceria com a Fundação Interamericana (IAF) e Associação Etnoambiental Beija-Flor (AEBF).

O objetivo é garantir a segurança alimentar e melhorar a renda familiar de cinco comunidades - representada por 11 povos e uma população de pouco mais de 500 indígenas -, com a produção e comercialização de hortaliças, mudas frutíferas e mel.

Técnicos da Seind estiveram esta semana em Rio Preto da Eva, para acompanhar as atividades do projeto, em mais uma ação da câmara técnica Sustentabilidade Econômica dos Povos Indígenas, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

O curso começa a ser realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), no primeiro trimestre deste ano.

Outras atividades - A reunião em Rio Preto também serviu para que os integrantes do projeto pudessem acompanhar o andamento da construção de uma unidade de planticultura, cujo sistema é feito em viveiro, por meio de irrigação e gotejamento, para a produção das mudas.

Os indígenas trabalham, ainda, para construir um poço artesiano e outras melhorias, que garantam a comercialização dos produtos em maior escala, com mercado garantido na merenda escolar.

"São detalhes que garantem a geração de renda e a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas", ressaltou a técnica do Departamento de Etnodesenvolvimento da Seind (Detno), que acompanhou a ação em Rio Preto da Eva, Rosa dos Anjos.

Equipamentos - Em outubro do ano passado, os indígenas da localidade receberam equipamentos de informática e um veículo do tipo pick-up, para melhoria na comunicação e escoamento da produção, respectivamente.

O projeto "Doação BR-883" foi elaborado em 2011 pela Seind e aprovado em 2013 pela IAF, que é um órgão independente do governo dos Estados Unidos e que oferece doações a organizações não governamentais e de base comunitária da América Latina e do Caribe a programas de auto-ajuda inovadores, sustentáveis e participativos.



http://www.amazonas.am.gov.br/2014/02/seind-prepara-indigenas-para-participar-de-capacitacao-em-rio-preto-da-eva/
PIB:Tapajós/Madeira

Related Protected Areas:

  • TI Aldeia Beija Flor
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.