Senar/MS e Sindicato Rural viabilizam cursos para comunidades indígenas de Amambai

Senar MS - http://www.senarms.org.br - 06/02/2014
O Sindicato Rural de Amambai em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS - Sistema Famasul), anunciou nesta quinta-feira (06) a realização de cursos voltados para as aldeias do município. O comunicado foi realizado durante reunião na sede do Sindicato, que contou com a participação do Senar, CRAS e lideranças indígenas das aldeias, Amambai e Limão Verde.

De acordo com a supervisora do Senar do Conesul, Verônica Guglielmi, os cursos que serão ministrados nas comunidades indígenas integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Senar/MS, que tem parceria com o Sindicato Rural de Amambai na oferta de cursos gratuitos profissionalizantes. O estudante do Pronatec recebe ainda um auxílio para alimentação e deslocamento no valor de R$ 2,00 a hora/aula.

"A ideia é integrar e profissionalizar os indígenas para que eles tenham maior rentabilidade e produtividade dentro de sua atividade rural, para que assim consigam inserir os seus produtos no mercado", explica a supervisora.

O primeiro curso, que terá início no dia 25 de março e segue até o dia 30 de maio, tratará sobre a produção de mandioca. De acordo com Verônica, a capacitação pretende tornar os participantes profissionais na produção de mandioca, levando em consideração as normas sanitárias, de higiene, saúde e de preservação ambiental. "Eles vão aprender desde a parte do plantio, abordando técnicas de identificação de pragas, formas de melhorar e aumentar a produção, até a comercialização do produto", avalia.

O presidente do Sindicato rural de Amambai, Diogo Peixoto, destacou que além dos cursos que serão ministrados nas aldeias, a entidade, em parceria com o Senar, também oferece diversos cursos gratuitos. "A comunidade indígena também pode participar destes cursos, a cada mês estamos divulgando as capacitações e as vagas. Estes cursos são muito importantes, pois além de profissionalizar o participante, aumenta as chances de sua inserção no mercado de trabalho, que hoje sofre com a escassez da mão-de-obra qualificada.", comentou.

A supervisora acrescenta que a parceria do Sindicato Rural tem sido muito importante para a realização das qualificações. "O apoio do sindicato é um diferencial para nós, pois eles conhecem bem a área rural e nos auxilia muito com relação às necessidades de cada localidade e produção", avaliou Verônica.

Participaram também da reunião, o mobilizador dos cursos do SRA, Olguimar Andrade,a secretária municipal de Assistência Social, Eronilde Silveira dos Santos, coordenador do CRAS, Antônio Franco, a interlocutora do Pronatec (CRAS), Luciana Buhring, o capitão da Aldeia Amambai, Italiano Vasquez e a liderança indígena da Aldeia Limão Verde, Antonio Lima, representando o capitão Nelson Castelan.

Parceria com o CRAS - O Centro de Referência de Assistência Social de Amambai também irá contribuir com a oferta dos cursos. O CRAS será responsável pela realização de inscrições, verificação de documentos para que os alunos possam receber os benefícios.

Definições de turmas e horários - Durante a reunião ficou definido que as equipes do CRAS, Senar e Sindicato irão visitar as Aldeias, Limão Verde e Amambai, no sábado e domingo, respectivamente, para que junto à comunidade possam ser definidas as turmas, horários e locais para a realização dos cursos Pronatec.



http://www.senarms.org.br/imprensa-relese/impresa-release.php?id=3543
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Aldeia Limão Verde
  • TI Amambai
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.