Índios invadem área próxima a rodoviária e vivem como mendigos

G1 - http://g1.globo.com - 26/12/2013
Grupo de indígenas se nega a deixar o local em Cascavel, no Paraná.
Em condições precárias, crianças e adultos ficam expostos à violência.


Um grupo de cerca de cem índios da reserva Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras, no centro do Paraná, montou acampamento próximo à rodoviária de Cascavel, no oeste do Paraná, e se nega a deixar o local. A maioria deixa a aldeia com a intenção de vender produtos de artesanato na cidade e acaba ficando e vivendo como mendigos nos gramados ao redor do terminal. Crianças dormem em meio ao lixo e adultos trocam de roupa em público. Um morador flagrou alguns brincando de escorregar em um monumento no centro.

Pessoas sensibilizadas com a situação precária e doam cobertores, colchões e comida para os indígenas. Sem ter o que fazer, muitos acabam consumindo bebidas alcoólicas, cuja venda para eles é proibida por lei, e até drogas, contam pessoas que trabalham e passam pela região com frequência. Na quarta-feira (25), três homens tentaram estuprar uma índia de 17 anos. Um dos suspeitos, de 33 anos, foi preso. Os outros dois ainda não foram identificados pela polícia.

A situação vem sendo discutida pela prefeitura, governo do estado e Fundação Nacional do Índio (Funai), mas a proposta para a criação de uma Casa de Passagem Indígena foi rejeitada em audiência pública. Os contrários à iniciativa alegam que o município não pode arcar com uma responsabilidade do governo federal. Entidades de proteção alegam que encaminhá-los para abrigos não seria o ideal por causa do ambiente bastante diferente do que estão acostumados.

Servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social disseram que os índios se recusam a ir para os abrigos disponíveis na cidade porque homens e mulheres teriam de dormir em quartos separados. Segundo os indígenas, as famílias não devem se separar e por isso eles sempre levam os filhos juntos para onde vão. "Estamos tentando negociar com o cacique para ver se a situação é resolvida", comentou a coordenadora do Plantão Social de Cascavel, Maria de Paula.

No início da tarde desta quinta-feira (26), 76 índios foram levados de volta para a aldeia pelo Plantão Social. Outro grupo deve seguir para Nova Laranjeiras no dia 2 de janeiro de 2014. Uma nova reunião para tratar do assunto está marcada para o dia 22 de janeiro e terá a presença de representantes do Ministério Público.



http://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2013/12/indios-invadem-area-proxima-rodoviaria-e-vivem-como-mendigos.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Rio das Cobras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.