Casa de Paulino Terena é arrombada em Miranda (MS)

Cimi - http://www.cimi.org.br - 08/12/2013
Três dias após terem ateado fogo em seu carro, a casa de Paulino Terena, foi arrombada, neste domingo, 8, na aldeia Moreira, no município de Miranda (MS). O indígena é liderança da retomada do território reivindicado como Pillad Rebuá, em conflito com fazendeiros da região. No sábado, 7, Paulino deixou o Mato Grosso do Sul e está sob os cuidados do Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

"A gente não sabe o horário, que aconteceu, ninguém viu nada. A casa amanheceu arrombada", explica o guerreiro Edno Terena. "O Paulino já não está mais aqui. Não sabemos se estavam atrás dele ou de algum documento... Os papéis na casa dele estavam todos bagunçados, documentos dele e sobre a nossa terra indígena".

Na madrugada do dia 5, quatro homens encapuzados atearam fogo no carro de Paulino. Ele estava dentro do carro e teve algumas lesões, mas passa bem. O carro foi completamente incinerado.

Paulino denunciou à Polícia, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministério Público Federal (MPF) as sucessivas ameaças de morte que vinha recebendo. No último mês, durante a 4a. Assembleia do Povo Terena, a comunidade de Pillad entregou uma carta ao Conselho Terena, relatando que "[fazendeiros] querem a cabeça dele [Paulino] como troféu".



http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=7305&action=read
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Pilade Rebuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.