Polícia Federal envia equipe para Miranda para acalmar ânimso entre índios e fazendeiros na região

Tribuna MS - http://www.tribunams.com.br - 12/11/2013
A Polícia Federal, já enviou para Miranda, uma equipe para tentar, uma vez mais, serenar os ânimos entre os índios e fazendeiros que iniciaram essa terça-feira (12) em "pé-de-guerra" e a tendência é que o conflito poderá ser agravar ainda mais em função de um dos silvícolas, ter sido atingido por um tiro no pé, que seria disparado por um dos fazendeiros.

Na madrugada dessa terça-feira, um grupo composto por aproximadamente 30 índios da etnia Terena, tentou ocupar uma propriedade localizada naquela cidade, denominada como Garrote, e eles foram reprimidos à bala, conforme disse o cacique Teófilo Rodrigues.

Por sua vez, os fazendeiros garantiram que o grupo teria chegado ao local armados de espingardas, arcos e flechas e teria ateado fogo em um dos tratores da propriedade, que estava estacionado na entrada da fazenda.

"Nós chegamos por volta das 5h30 e chamamos pelo dono da Fazenda Garrote. Ele nos recebeu alvejando o pé de um dos nossos índios, porém o tiro não acertou e nos dispersamos. Mesmo assim, deixamos um trator na entrada da fazenda, sendo que uma hora depois outros fazendeiros se juntaram e incendiaram totalmente o veículo", revelou o cacique..

Neste momento, os indígenas estão na Aldeia Passarinho e aguardam a chegada da Polícia Federal para a realização da perícia. "Já foi feita uma ocupação nesta mesma sede no ano de 2007 e 2008. Sabemos de um estudo antropológico e queremos uma solução por parte do Governo Federal", explicou o cacique.



http://www.tribunams.com.br/municipios/policia-federal-envia-equipe-para-acalmar-animos-entre-indios-e-fazendeiros
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Pilade Rebuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.