Prefeitura de Dourados apoia produção em aldeias indígenas

Grande FM 92,1 - http://www.grandefm.com.br - 05/11/2013
Foco é a produção familiar de alimentos de subsistência, como mandioca, milho e abóbora.


A Prefeitura de Dourados mantém constantemente o preparo de solo nas aldeias indígenas de Dourados. Dois tratores trabalham sem parar todos os dias para dar conta de demanda. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária, por determinação do prefeito Murilo.

De acordo com o diretor de Agricultura Creginaldo Arcângelo, as ações acontecem nas aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho, de forma organizada e planejada.

Em torno de 600 famílias são atendidas por ano, com o preparo de 400 hectares de solo em média. A terra recebe gradeação por duas vezes, ficando pronta para o plantio. A prioridade é para as famílias inscritas em algum programa, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

As famílias inscritas no PAA, por exemplo, segundo Creginaldo, têm prazos de entrega acertados e o plantio não pode atrasar. Através do trabalho da prefeitura, muitos produtores indígenas estão inscritos no PAA.

Creginaldo explica que o preparo do solo atende exclusivamente as famílias que plantam alimentos de subsistência, como mandioca, milho, batata, abóbora, melancia e maxixe. A prefeitura também fornece as sementes para as famílias indígenas. O combustível para os tratores é fornecido pela Funai.

Apesar de todo o trabalho, o município enfrenta falta de maquinários para preparar mais áreas na reserva. Para resolver esse problema, o secretário Landmark Ferreira Rios informa que a prefeitura já articulou com deputados e senadores que representam o município emendas para mais oito patrulhas mecanizadas completas.

Landmark explica que a proposta do prefeito Murilo é dar todo o apoio necessário para que os índios possam produzir o seu alimento de subsistência em grande quantidade e com qualidade.

Com apoio da prefeitura, muitas famílias já garantem o alimento e ainda vendem o excedente para o PAA e para consumidores de Dourados. São ações que ajudam a melhorar a qualidade de vida nas aldeias.



http://www.grandefm.com.br/noticias/dourados/prefeitura-de-dourados-apoia-producao-em-aldeias-indigenas
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Dourados
  • TI Panambizinho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.