Mais Médicos: cubana vai trabalhar com índios no Acre

G1 - http://g1.globo.com - 02/10/2013
Sônia Gonzáles foi a primeira a chegar na região do Juruá. Há mais de dois anos aldeias não contavam com médicos.


A região do Juruá, no interior do Acre, vai receber seis médicos contratados por meio do Programa Mais Médicos. Os profissionais irão atuar no programa de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Juruá (DSEI), que abrange os municípios de Jordão, Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul.

A primeira médica a chegar em Cruzeiro do Sul (AC), é a cubana Sônia Gonzáles Perez que vai trabalhar com 600 índios de três aldeias no município de Porto Walter. O primeiro contato com os índios só vai ocorrer na próxima terça-feira dia (8), quando será apresentada à comunidade, mas ela já está ansiosa.

Com 25 anos de experiência profissional, Sônia conta que já trabalhou em outras regiões de extrema pobreza e de difícil acesso em países como Venezuela, África, Haiti e Paquistão.

"Estou otimista para conhecer os índios, acho que vou fazer um bom trabalho. Me sinto feliz por ter sido indicada para trabalhar com os índios na Amazônia, são pessoas simples e carentes, estou aqui no Brasil para dar o melhor de mim, para ajudar esse povo. Já tenho experiência com as doenças tropicais da região, então, acredito que não vai ser difícil", disse a médica.

Em toda a região do Distrito estão situadas mais de 120 aldeias e pelo menos 14 mil índios. A falta de médicos sempre foi uma das principais carências do programa de saúde indígena na região. Por conta do contato com o 'homem branco', os indígenas passaram a ter as mesmas necessidade de tratamentos de saúde.

Para o coordenador do DSEI do Alto Juruá, Erik Daniel, a chegada dos estrangeiros vai suprir uma carência que sempre existiu na saúde indígena da região. Ele afirma que na maioria das aldeias o atendimento de saúde é feito por profissionais de enfermagem. A expectativa do coordenador é que em dois meses os outros cinco profissionais cheguem à região.

"A contratação dos médicos é de grande importância para a saúde indígena. Em Porto Walter, por exemplo, não tinha médico nas aldeias há quase dois anos e agora vamos ter uma médica exclusiva para atender os indígenas", explica Daniel.



http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/10/mais-medicos-cubana-vai-trabalhar-com-indios-no-acre.html
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Arara/Igarapé Humaitá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.