UFPE forma primeira turma de professores indígenas neste sábado

G1 - http://g1.globo.com - 13/09/2013
Cerimônia será realizada no Polo Comercial de Caruaru, no Agreste.
Seleção para a segunda turma com 160 vagas está em andamento.


O Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza, neste sábado (14), às 17h, a solenidade de colação de grau da primeira turma de Licenciatura Intercultural Indígena. Os 152 concluintes são professores indígenas que lecionam nos ensinos fundamental e médio em tribos no interior de Pernambuco, mas não tinham formação superior. A cerimônia será realizada no Polo Comercial de Caruaru.

Lucinéa Santos da Silva, de 36 anos, da aldeia Ororubá, de Pesqueira, também no Agreste, é umas das alunas que compõem a turma de professores. "A festa irá marcar uma etapa importante nas nossas vidas. É o momento em que percebemos que conseguimos algo que parecia impossível", conta.

O curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) foi criado em 2009. Destinado à formação em nível superior de professores de escolas indígenas, foi implantado por meio de um projeto do Ministério da Educação (MEC) e envolve várias etnias do estado, como Atikum, Pankararu, Fulni-ô, Kambiwá, Kapinawá, Truká, Xucuru e Pankará.

Com aulas presenciais na faculdade e nas aldeias, a graduação visa formar professores indígenas nas áreas de arte e linguagem, ciências da terra e natureza e ciências humanas. A ideia é que os professores passem agora a atuar nas próprias comunidades, trabalhando para fortalecer e preservar a identidade cultural dos povos.

Segundo Lucinéa, a experiência adquirida é importante na formação dos alunos da tribo. "Tudo o que foi aprendido será colocado em prática e irá melhorar o desempenho e auxiliar na aprendizagem dos índios", afirma.

De acordo com o diretor do Campus Caruaru da UFPE e um dos coordenadores do curso, Nélio Melo, a implantação da graduação teve alguns desafios. "O processo de inserção do curso na grade não foi fácil. A ideia nunca foi transformar a cultura indígena em uma cultura acadêmica e, para isso, foi necessário tratar de forma delicada o que ia ser ensinado para que não houvesse um conflito de realidades", explica.

Também foi necessário selecionar professores envolvidos com a luta dos povos indígenas e que tivessem trabalhos específicos na área. Para o cacique da aldeia Xucuru, Marcos Luidson, a entrada dos índios na universidade foi vista como um avanço na conquista dos direitos. "Com outros recursos talvez não consigamos chegar tão longe, mas a educação como ferramenta pode ser o caminho para a solução das demandas do povo. Além disso, queremos a ascensão educacional da nossa comunidade e a qualificação é fundamental", afirma o líder indígena.


Choque Cultural

Um outro desafio conquistado ao longo do curso foi a harmonia cultural entre os índios e os demais alunos da universidade. Segundo o diretor da instituição, no início houve alguns desentendimentos que depois foram superados. "Os índios têm uma maneira própria de se portar. Quando aceitaram participar do curso, deixaram claro a forma como agiriam. A ideia era que eles tivessem um contato com outra realidade mas sem abandonar as crenças e costumes. Para os outros alunos que nunca tinham convivido com essa realidade, o estranhamento era total", detalha Nélio Melo.

De acordo com o professor indígena, José Agnaldo Gomes Souza, de 44 anos, que participou do curso, a presença deles na faculdade chamava a atenção. "No começo foi estranho, houve discriminação, frases preconceituosas, mas depois a convivência foi ficando pacífica."

De acordo com Nélio Melo, a capacitação faz bem para todos. "Há uma troca de cultura entre eles e isso é muito bom para distorcer a ideia de diferença racial apregoada há anos. Estava ciente de que precisava atender a uma demanda histórica. É direito do pobre, índio, negro ou qualquer pessoa fazer uma faculdade e sinto que, com esse curso, conseguimos abrir um mundo para os que foram eternamente excluídos", afirma o diretor.


Vestibular

A seleção para a segunda turma da licenciatura com 160 vagas está em andamento. De acordo com o cronograma do vestibular, o período para impressão do Comunicado de Confirmação de Inscrição (CCI), de responsabilidade do candidato, pelo site da Covest, vai de quarta-feira (18) até sábado (21) da próxima semana. As provas acontecem no domingo (22) e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 7 de outubro.



http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2013/09/ufpe-forma-primeira-turma-de-professores-indigenas-neste-sabado.html
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Xucuru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.