Comissão da Mulher Advogada debate problemas sociais com mulheres indígenas

UOL - http://ultimainstancia.uol.com.br - 12/09/2013
Com o objetivo de levantar problemas relacionados às mulheres, em especial às indígenas, a presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada, Fernanda Marinela de Sousa Santos, começou neste mês a se reunir com representantes de associações ligadas ao tema. Um dos encontros tratou de problemas sociais vividos em uma comunidade indígena, tais como o alcoolismo e a violência doméstica.

Fernanda explica que a Comissão pretende dar continuidade ao trabalho em outras comunidades, para depois reunir as informações num documento impresso. Além disso, os dados serão usados para ajudar a pautar políticas junto ao Legislativo e ao Executivo. "A ideia é conduzir junto com a OAB essa pauta de trabalho, levantar essas demandas e poder levar isso aos nossos governantes. A Ordem não tem condições de implementar políticas públicas, mas tem como contribuir nesse processo", comentou a advogada.

A reunião com representantes da OMIRR (Organização das Mulheres Indígenas de Roraíma) aconteceu no último dia 4 de setembro. O encontro foi no município de Uiramutã (RR) e contou com o apoio prefeita indígena, Florany Mota. A professora Telma Marques e a vice Tuxaua de Truaru, Cleonice, representaram a organização. Também estiveram presentes mulheres das etnias Macuxi e Wapixana, da terra indígena São Marcos, região do Murupu, que representaram as comunidades de Truaru, Truaru da Cabeceira, Serra da Moça e Morcego, em Roraíma.



http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/66197/comissao+da+mulher+advogada+debate+problemas+sociais+com+mulheres+indigenas.shtml
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI São Marcos
  • TI Serra da Moça
  • TI Truaru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.