UFRR lança dicionário e gramática de línguas indígenas

UFRR - http://ufrr.br - 22/08/2013
A Editora da Universidade Federal de Roraima promove nesta sexta-feira (23) o lançamento de um dicionário da língua Wapichana e de uma gramática da língua Macuxi. A sessão de autógrafos será no Instituto Insikiran, campus Paricarana, às 15h.

As obras foram produzidas com o apoio do programa da UFRR para valorização das línguas e culturas Macuxi e Wapichana. Os recursos são do Ministério da Educação.

O dicionário de Wapichana-Português e Português-Wapichana 'Paradakary Urudunaa' foi produzido por educadores da região Serra da Lua, coordenados pelo professor indígena Odamir de Oliveira.

A gramática Macuxi 'Senuwapainîkon Maimukanta - Vamos estudar na nossa língua Makuusi Maimu' foi escrita pelo professor indígena Vitor Francisco Juvêncio, graduado no curso de Licenciatura Intercultural do Instituto Insikiran e mestrando em Letras na UFRR com uma pesquisa sobre o bilinguismo na língua Macuxi.

No mês de maio, em cerimônia realizada na comunidade Malacacheta, município do Cantá, a UFRR fez a entrega de exemplares das obras para os professores participantes, gestores de escolas e lideranças indígenas de toda a região da Serra da Lua.



http://ufrr.br/noticias/2745
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Malacacheta
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.