Funai e Ibama intensificam parceria para proteção de terras indígenas contra incêndios florestais

Funai - http://www.funai.gov.br/ - 29/05/2013
Cerca de 400 indígenas, em nove estados do país, irão participar de cursos de capacitação de brigadistas, em 2013. Por meio do curso, realizado pelo Centro Especializado do Prevfogo/lbama, em parceria com a Funai, serão implementadas 18 novas Brigadas Federais para atuarem contra incêndios florestais nas terras indígenas selecionadas.

As brigadas indígenas receberão do Ibama equipamentos de proteção individual e de combate ao fogo, salário, benefícios e acompanhamento técnico-administrativo. Dentre os objetivos do programa, destacam-se a implementação do manejo integrado e do manejo tradicional do fogo nas áreas contempladas e a formação de um contingente indígena especializado, disponível para atuar em terras indígenas quando necessário, melhorando a segurança e eficiência das operações de combate aos incêndios florestais nessas áreas.

A seleção das terras indígenas contempladas foi realizada por meio de critérios técnicos, tais como a incidência de focos de calor captados via satélite, as áreas remanescentes de vegetação nativa e a presença de áreas protegidas federais. Houve ainda uma avaliação conjunta entre os coordenadores estaduais do Prevfogo e os técnicos das Coordenações Regionais da Funai.

As terras indígenas contempladas com as brigadas em 2013 são: 1) TI Coroa Vermelha/BA; 2) TI Avá-Canoeiro/GO; 3) TIs Governador, Bacurizinho e Kanela/MA; 4) TI Xacriabá/MG; 5) TIs Kadiwéu, Cachoeirinha e Limão Verde/MS; 6) TIs Paresi Bakairi e Wawi/MT; 7) TI Tenharim-Marmelo/RO; 8) TIs São Marcos, Raposa Serra do Sol, Araçá e Taba Lascada/RR; e 9) TIs Xerente e Khraolândia/TO.


Funai fortalece atuação

A parceria da fundação com o Prevfogo/Ibama acontece desde 2011 e está em trâmite a assinatura de um Termo de Cooperação para formalizar as ações conjuntas. Em 2013, o Prevfogo/Ibama pretende ampliar sua atuação em terras indígenas, com a formação das 18 novas Brigadas Federais Indígenas.

A Funai apoia os processos de formação e contratação dos brigadistas descentralizando recursos para as Coordenações Regionais, responsáveis por organizar a logística dos cursos, e disponibilizando servidores para acompanhar as formações e operacionalização das brigadas. Além das ações conjuntas com o Prevfogo/Ibama, também promove a formação de Grupos de Prevenção a Incêndios Florestais em Terras Indígenas, por meio da capacitação de indígenas sobre prevenção e manejo do fogo. O objetivo é de minimizar os impactos desses eventos sem, contudo, desconsiderar as práticas tradicionais. Os cursos valorizam os conhecimentos tradicionais e promovem o diálogo intercultural acerca das práticas de manejo do fogo.

A consolidação destas ações no âmbito da Funai tornou-se possível com a estruturação da área de gerenciamento de incêndios florestais em terras indígenas, inserida na Coordenação Geral de Monitoramento Territorial (CGMT), o que levou a fundação a aprimorar seus conhecimentos e práticas, além de fortalecer a interlocução com os órgãos ambientais.



http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2013/05_mai/20130529_11.html
Índios:Política Indigenista Oficial

Related Protected Areas: