Indígena move ação contra Funasa alegando negligência médica, em RO

G1 - http://g1.globo.com - 12/05/2013
Índio lesionou pulso em 2008 na aldeia Saganara, em Guajará-Mirim.
Se for condenada, Funasa deverá pagar indenização ao indígena.


Alegando negligência médica durante um tratamento de saúde, um indígena da aldeia Sagarana, em Guajará-Mirim (RO) está processando a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) por danos morais. O índio teve o pulso direito lesionado em 2008 e recorreu à Casa Apoio à Saúde Indígena (Casai) para ajuda. No final do mesmo ano, com a permanência das dores, o indígena retornou a Casai onde uma médica prescreveu um encaminhamento para um ortopedista e solicitou a ida do paciente a Porto Velho, porém o indígena não obteve o encaminhamento ao médico especialista. O caso foi encaminhado para a Defensoria Pública da União (DPU) que está representando judicialmente o índio na ação.

O caso aconteceu em junho de 2008, quando um índio da aldeia Sagarana, localizada no distrito de Surpresa, distante do município de Guajará-Mirim 350 quilômetros, machucou o pulso direito ao construir uma canoa. O indígena procurou a Casai onde uma enfermeira o atendeu e deu alta no mesmo dia. O índio retornou para a aldeia ainda com dores e sem poder usar a mão direita.

O indígena retornou a Casai em novembro daquele ano e foi atendido por uma médica que prescreveu um encaminhamento urgente a um ortopedista e solicitou que o indío fosse levado para Porto Velho, no entanto, não houve o encaminhamento do paciente para a capital para que pudesse receber a ajuda necessária do médico especializado.

O índio recorreu ao Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia, onde foi instaurado um inquérito civil público para analisar o atendimento ao índio. A Funasa prestou informações ao MPF constando que não houve tratamento de saúde do indígena. De acordo com o MPF, 'em desobediência à prescrição médica, o servidor da Casai encaminhou o indígena para a aldeia, impondo, com isso, obstáculos ao seu adequado tratamento de saúde'.

A situação foi encaminhada para o DPU por se tratar de um assunto individual. O indígena está sendo representado judicialmente pela defensoria em uma ação por danos morais contra a Funasa. Se for constatado que a fundação é culpada no caso deverá pagar uma indenização estabelecida pela Justiça.



http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/05/indigena-move-acao-contra-funasa-alegando-negligencia-medica-em-ro.html
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Sagarana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.