Alvaro Dias denuncia invasão de propriedades produtivas no Oeste do Paraná

Agência Senado - http://www12.senado.gov.br/ - 08/05/2013
Em pronunciamento nesta quarta-feira (8), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) denunciou a invasão de terras produtivas no Oeste do Paraná. De acordo com o parlamentar, essas invasões têm sido praticadas por índios vindos de outros estados e até de outros países e têm sido incentivadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Alvaro Dias disse ter recebido um estudo documentado sobre a invasão das terras, elaborado por entidades de trabalhadores e proprietários de terras dos municípios de Palotina e Guairá. As informações indicam que "índios e pessoas que se travestem de índios, provenientes de outros países e aldeamentos dos demais estados da federação", têm invadido propriedades de terra da região Oeste do estado.

- A manipulação é outro ingrediente explosivo presente nessa questão. É público e notório que índios estão sendo importados, especialmente do Paraguai, e alocados de reservas indígenas já homologadas - afirmou o parlamentar.

De acordo com o representante paranaense, as invasões se dão em áreas urbanas e rurais, sobretudo das cidades de Guaíra e Terra Roxa, e seguem na direção de Palotina, Mercedes, Santa Helena e Francisco Alves. Os invasores, acrescentou, não falam português, mas guarani e castelhano.

O senador soube de denúncias segundo as quais a Funai tem promovido essas invasões, trazendo índios guaranis do Paraguai.

- A Funai, que é um órgão público, que é um órgão do governo, trabalhando para tumultuar o processo produtivo - indignou-se. De acordo com ele, o clima reinante nestes municípios é de enorme preocupação.

O parlamentar pediu a reintegração imediata da posse das áreas invadidas; a imposição da lei aos invasores; a retirada de índios estrangeiros e de pertencentes às reservas já homologadas; indenizações justas e corretas nos casos onde se façam necessárias as desapropriações de terras; e a criação de órgão estadual para gerir a questão indígena e quilombola.



http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/05/08/alvaro-dias-denuncia-invasao-de-propriedades-produtivas-no-oeste-do-parana
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Tekoha Araguaju
  • TI Itaporanga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.