Alimentos de comunidades indígenas são adquiridos pelo Governo

BV News - http://www.bvnews.com.br/ - 24/10/2012
O PAA é uma das ações do Fome Zero e promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar


Quatro comunidades indígenas da zona rural de Boa Vista realizaram a venda de produtos agrícolas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para o Governo do Estado.

A primeira compra aconteceu na comunidade da Ilha situada após a balsa do projeto Passarão. Foram adquiridos 3.600 quilos de melancia de produtores daquela localidade. As frutas foram distribuídas nas escolas das comunidades da Ilha, Vista Nova, Campo Alegre, Vista Alegre e Darora.

Na comunidade do Morcego os indígenas venderam 1.300 quilos de melancia, 160 quilos de paçoca e 300 quilos de banana. Os alimentos foram doados a todas as escolas das comunidades Morcego, Serra da Moça, Truarú e Truarú da Cabeceira.

A diretora da escola municipal Martins Pereira na comunidade Morcego, Marinês da Silva Oliveira, elogiou a ação da Secretaria de Agricultura que tem beneficiado a escola com um cardápio diferenciado na merenda escolar das crianças daquela unidade escolar.

"Esta não é a primeira vez que a escola recebe esta ajuda do programa. Foi uma excelente ideia a compra dos produtos da nossa região e a distribuição com as nossas escolas. Os produtos são saudáveis e podemos preparar uma merenda regional com alimentos que são nutritivos e preferidos pelos nossos alunos", destacou.

O tuxaua da comunidade Morcego, Emerson Pereira da Silva, ressaltou a importância econômica do PAA para os produtores da região. Ele explicou que o programa paga um preço justo pelos alimentos produzidos na comunidade e ainda faz a entrega simultânea destes alimentos para as escolas.

"O sucesso do programa entre os produtores indígenas tem crescido de tal maneira que todos querem aumentar suas roças de melancia, macaxeira, banana e outros produtores para venderem ao governo. Sem falar que os alimentos comprados são distribuídos para os nossos alunos, o que representa duas ações: a distribuição de renda entre os agricultores e a melhoria da alimentação das nossas crianças. É um programa fundamental", disse Emerson.

Na vila da Serra da Moça, além de banana, melancia e paçoca o governo também comprou 80 quilos de abacate e distribui para escolas daquela comunidade. Outra região indígena que foi beneficiada com a compra de alimentos e a entrega simultânea para as escolas foi no Truarú da Cabeceira. Mais de 500 quilos de melancia, banana e paçoca foram entregues aos estudantes para o reforço da merenda escolar.

O secretário adjunto de Agricultura Rodolfo Pereira, destacou a importância social que o programa está alcançando na agricultura familiar de Roraima. Ele explicou que a procura pelo programa tem aumentado gradativamente, principalmente entre os indígenas que priorizam a venda para o PAA em todas as regiões do Estado.

"Os dados nos revelam que os agricultores indígenas estão dominando as vendas para o PAA com mais de 50% das execuções do programa. Isto tem gerado renda e garantido a segurança alimentar das comunidades, haja vista, que os recursos e os próprios alimentos atendem a mesma população que está vendendo. Isso é um beneficio duplo", argumentou.

O secretário de Agricultura Chico Rodrigues explicou que o Programa de Aquisição de Alimentos tem quase R$ 3,5 mi de recursos para comprar produtos dos agricultores em todas as regiões de Roraima até o final de 2012.

Ele lembrou que os técnicos agrícolas de todas as regiões foram orientados a agilizar o acesso do produtor a Declaração de Aptidão que facilita a participação no PAA. Chico disse que a meta é potencializar o programa para o ano de 2013, o que vai significar o aumento de recursos oriundos do governo federal para atender uma demanda maior de agricultores.

"Este ano temos buscado de todas as formas a ampliação do atendimento ao produtor rural. Contratamos 25 técnicos indígenas, distribuímos computadores e veículos para que eles possam desempenhar melhor suas funções. Estas ações vão significar um atendimento mais rápido e objetivo aos produtores facilitando o acesso deles ao PAA", afirmou Chico.


PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Fome Zero do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. No exercício de 2012 serão investidos em Roraima R$ 3,3 milhões na compra de alimentos da agricultura familiar numa parceria do governo do Estado com a União.



http://www.bvnews.com.br/noticia.php?intNotID=863
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI São Marcos
  • TI Serra da Moça
  • TI Truaru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.