Seind e Upims iniciam parceria para capacitar indígenas em aldeias de Borba

Portal Seind - http://portaldaseind.blogspot.com.br/ - 21/09/2012
Localizada no rio Canumã, no município de Borba (a 150 quilômetros de Manaus), a terra indígena Kwatá/Laranjal é mais uma das localidades do Estado que deverão receber cursos de capacitação em cooperativismo, associativismo e gestão, a partir de 2013. O objetivo é ajudar as comunidades indígenas daquela região do Amazonas a se organizar enquanto associação e realizar atividades que proporcionem benefícios dentro das próprias aldeias, com apoio técnico e financeiro do Governo do Estado.

A necessidade da realização dos cursos foi discutida esta semana com aproximadamente 100 indígenas, na aldeia Kwatá, durante a Assembleia Geral e Eletiva da União dos Povos Indígenas Munduruku e Sateré-Mawé (Upims).

Em parceria com a organização e outras instituições, a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) pretende proporcionar a realização dos cursos e possibilitar que os participantes tenham acesso a créditos e financiamentos, a exemplo do que já ocorre em outras comunidades indígenas. "Participamos da assembleia em Borba como apoio ao fortalecimento da organização, mas entendemos que essa parceria com a nova coordenação deve seguir por esse caminho também", justificou o secretário em exercício da Seind, José Mário Mura. "Ficaremos no aguardo do convite da nova diretoria para planejar, de forma conjunta, os cursos e outras demandas para aquela região", informou.

Outro fator que pode ajudar para o sucesso dessa parceria é que a Seind tem intermediado e facilitado a vida dos indígenas em todo o Estado, junto ao Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), para que obtenham a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). "Com esse documento, quem vive em Kwatá/Laranjal poderá trabalhar com pesca e agricultura, por exemplo, com créditos oferecidos pela Afeam e recursos do próprio FPS, que é o Fundo de Promoção Social", destacou José Mário.


Nova coordenação

Simultaneamente às discussões, que focaram temáticas importantes como saúde, educação e sustentabilidade, a assembleia em Borba elegeu Samuel Munduruku para novo coordenador geral da Upims e Diego Munduruku para vice. Durante os próximos quatro anos eles terão como parceiros de equipe o tesoureiro Mário Sateré, o secretário Alexandre Munduruku e o coordenador de rodízio, Flávio Sateré.


Educação e cultura

Um dos pontos fortes do evento foi o debate acerca da educação. A preocupação é revitalizar o uso da língua nativa dentro das escolas. A proposta também faz parte das metas da Seind para os próximos anos e que serão executadas por meio do Comitê Gestor do Plano de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai). "As lideranças indígenas em Borba ficaram de discutir a valorização do uso da língua, tanto com os professores quanto com os próprios pais dos alunos, visto que é uma questão que está se perdendo e preocupa", observou José Mário.

Na contramão do problema, uma nova escola indígena de nível médio foi construída e será inaugurada em breve pelo Governo do Amazonas em Kwatá. "O local está bonito e todo equipado com ar-condicionado e computadores", destacou o secretário.


Fiscalização

Outra ação importante destacada na assembleia refere-se à fiscalização, controle e proteção da terra indígena Kwatá/Laranjal. A Funai vai intensificar essa fiscalização, numa ação que também é prioritária dentro do Comitê Gestor de Atuação Integrada, de acordo com a Seind.

Além de Seind e Funai, a assembleia também teve a participação de instituições como a União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab) e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), que foi representada pelo coordenador, Marcos Apurinã.



http://portaldaseind.blogspot.com.br/2012/09/seind-e-upims-iniciam-parceria-para.html
PIB:Tapajós/Madeira

Related Protected Areas:

  • TI Coatá-Laranjal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.