Portaria garante posse de Terra Indígena aos Tikuna

Site da Funai - 26/03/2004
A Funai propôs, e o Ministro da Justiça aprovou, a proposta de identificação da Terra Indígena Maraitá. A Portaria Declaratória que garante a posse permanente da terra aos índios Tikuna foi assinada dia 25. Desde o dia 26, com a publicação da Portaria no Diário Oficial da União, os Tikuna, detêm a posse e o usufruto exclusivo de uma área com aproximadamente 54 mil hectares, localizada em Amaturá (AM).

Os Tikuna constituem-se no grupo étnico de maior expressão populacional do território nacional. Estima-se que a população atual seja de cerca de 26 mil indivíduos, sem considerar os que vivem em território colombiano e peruano. O etnólogo alemão, Kurt Nimuendaju, autor do primeiro estudo sistemático sobre essa etnia, identificou o seu território, espalhado por uma vasta área da Amazônia, que incluía desde o alto Solimões até o município de Berure, próximo a Manaus.

Localizados em uma região que lhes permite explorar áreas de várzeas e terra firme, os Tikuna produzem vários produtos, não apenas para consumo, mas para a venda nos mercados regionais, especialmente em Amaturá. A riqueza da ictiofauna do local torna a pesca a principal atividade dos habitantes. O pescado não consumido é vendido em Amaturá e nos frigoríficos flutuantes, nas comunidades próximas.

A principal característica da Terra Indígena Maraitá é que toda a sua extensão é inundável, inclusive onde se localizam as casas. A vegetação é típica de várzea, determinando uma grande riqueza da ictiofauna. O local é um lar de reprodução e de alimentação de peixes e fauna associada.
PIB:Solimões

Related Protected Areas:

  • TI Maraitá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.