PF realiza operação contra corte ilegal de árvores em reserva indígena

Federação Nacional dos Policiais Federais - http://www.fenapef.org.br - 06/01/2012
A PF deflagrou na manhã de ontem a Operação Cupim, com o objetivo de combater corte clandestino de árvores vitalizadas (madeira de lei) na Mata da Cutia e na Serra da Cachoeira, no interior da Reserva Indígena Guarani, localizada no município de Carmésia (MG).


Desde os anos 80 a reserva é ocupada pelos índios Pataxos. A população local comercializa pequenas peças artesanais, vendidas para turistas e visitantes da região com o intuito de subsistências, já que não existe outro meio de sobrevivência para o grupo.

As investigações apontaram que um dos índios não estava cumprindo as recomendações repassadas pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e pelos caciques das aldeias. O índio produzia e comercializava peças de madeira em larga escala, com a utilização de maquinário industrial, fugindo do caráter de subsistência. Ele realizava o corte massivo e indiscriminado de árvores de espécies Angico, Parajú, Vinhático, Arruda, Angelim, dentre outras.

Os policiais realizaram busca na casa do índio e apreenderam uma moto-serra, serras circulares, ferramentas de indústria moveleira, toras de madeira de lei, 317 vasilhas tipo gamela, além de coxins e móveis recém fabricados a partir de árvores derrubadas na reserva.

Será solicitada a realização de laudo antropológico para verificar o grau de aculturamento do índio responsável pela produção. Ele poderá ser responsabilizado pela prática de crimes contra o meio ambiente.



http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/31492
PIB:Leste

Related Protected Areas:

  • TI Fazenda Guarani
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.