Índios karajás/xambioás requerem esclarecimentos sobre construção de posto de saúde

MPF - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/ - 18/08/2011
Novo encontro a ser realizado em Palmas buscará solução para impasse. Demandas como aparelho médico e disponibilização de veículo foram atendidas


O procurador da República no Tocantins Álvaro Manzano coordenou reunião entre servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Casa do Índio de Araguaína (Casai) e lideranças das aldeias Wari Lyty, Xambioá e Kurehê, localizadas no município de Santa Fé do Araguaia, para debater questões relativas ao provimento de saúde indígena às comunidades da etnia Karajá/Xambioá. Também participram representantes do Conselho Indigenista Missionário e Conselho Distrital de Saúde Indígena.

O evento foi uma solicitação de lideranças indígenas, especialmente mulheres das três aldeias, que por intermédio de documento enviado à Procuradoria da República no Tocantins relatam más condições no serviço prestado. A Sesai foi criada para gerir a saúde indígena em substituição à Funasa, e o processo de transição ainda está em andamento.

A principal reivindicação dos indígenas é a construção de um posto de saúde na aldeia Wari Lyty, que, segundo os índios, foi prometido por servidores da Funasa que chegaram a comunicar a liberação das verbas. Diante do desconhecimento dos servidores da Sesai que participaram da reunião a respeito do assunto, uma nova reunião deve ser realizada em Palmas, com a presença dos servidores que divulgaram as informações, para que sejam esclarecido os fatos. Os servidores presentes informaram a indisponibilidade de recursos para qualquer tipo de construção, sendo que há previsão somente para reforma de postos de saúde.

A aldeia Wari Lyty possui um posto de saúde construído pelos próprios índios, que é coberto de palha. O local também funciona como residência do técnico em enfermagem que atende a aldeia, e quando chove é passível de goteiras que já danificou alguns móveis. A construção do novo posto na Wari Lyty teria sido após um sorteio entre as três aldeias, com presença de servidores da Funasa.

Diversas demandas foram apresentadas referentes à saúde. Duas outras reivindicações foram atendidas no dia da reunião: a entrega do aparelho de medir pressão arterial ao posto e o fornecimento de um veículo para transporte dos índios para atendimento médico nas cidades de Santa Fé ou Araguaína, dependendo da complexidade do caso.

Também foram prestados esclarecimentos a respeito da regulação do Sistema Único de Saúde e aplicação de recursos referentes ao atendimento diferenciado aos indígenas nas unidades de saúde. O procurador Álvaro Manzano ressaltou a necessidade de organização dos índios para buscarem seus direitos, e que deve haver transparência na relação de espera por exames específicos.


http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/indios-karaja-xambioa-requerem-esclarecimentos-sobre-construcao-de-posto-de-saude/?searchterm=ind%C3%ADgenas
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Xambioá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.