PF prende quadrilha que extraia cassiterita de área indígena em RO

Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com.br - 17/06/2011
A operação "Ouro Preto", realizada pela Polícia Federal, prendeu cinco acusados de participar de um esquema de exploração ilegal de cassiterita em área indígena no Estado de Rondônia. A operação aconteceu na última quinta-feira (16), na cidade de Ariquemes.

As investigações começaram em 2008. Segundo a Polícia, nos últimos cinco anos a quadrilha extraiu, na terra indígena Tenharin, mais de 2.500 toneladas de cassiterita da área indígena. Com a venda dos produtos ilegais, o grupo teria lucrado aproximadamente R$ 60 milhões de reais.

Ainda de acordo com a Polícia, cerca de mil hectares de floresta foram derrubadas na exploração ilegal. A área de difícil acesso fica na divisa entre os Estados de Rondônia, Mato Grosso e Amazonas. Aproximadamente 700 km de Porto Velho.

A Polícia Federal cumpriu 18 mandatos de buscas e apreensão e prenderam cinco dos oitos acusados de comandar uma das maiores quadrilhas de exploração de cassiterita na Região.

De acordo com o superintendente da Polícia Federal de Rondônia, César Souza, a organização mantinha um grupo especializado na logística que contribuía com combustível, máquinas pesadas, outro grupo fazia o transporte do minério da terra indígena até a cidade de Ariquemes. Ainda segundo o delegado, um terceiro grupo conseguia regularizar notas fiscais para expedição e compra em outros locais. Além disso, algumas empresas mineradoras estavam fazendo a compra desses produtos de maneira consciente ou seja participando desde o começo do evento criminoso" finalizou César Souza.

Os investigados tiveram as contas bancárias bloqueadas além da Polícia apreender 35 veículos que fazia parte da quadrilha. A organização criminal vai responder por receptação, formação de quadrilha, falsidade ideológica, usurpação do bem público da União e extração ilegal de minério.


http://www.portalamazonia.com.br/secao/noticias/pf-prende-quadrilha-que-extraia-cassiterita-de-area-indigena-em-ro
PIB:Tapajós/Madeira

Related Protected Areas:

  • TI Tenharim do Igarapé Preto
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.