MPE participa de negociações entre índios Terenas e Funai em Brasília

MP MT - http://www.mp.mt.gov.br/ - 29/03/2011
Após várias rodadas de negociações, em Brasília, os índios Terenas conseguiram a garantia da Funai que será instalada uma base de atendimento exclusivo à etnia no município de Matupá. Eles também passam a contar com um cargo técnico na sede da coordenação regional de Colíder. As informações foram repassadas pelo promotor de Justiça Washington Eduardo Borrére, que desde ontem participa da discussões, juntamente com os índios, na sede da Funai.

As negociações contaram também com a participação da procuradora da República em Sinop, Analícia Ortega Hartz Trindade; do deputado federal Valtenir Pereira; e da assessoria do senador Pedro Taques. "Na prática, essas conquistas vão garantir uma maior participação dos Terenas nas decisões tomadas em nível regional. Eles ficaram satisfeitos com o resultado das negociações, embora não tenham alcançado êxito em todas as reivindicações apresentadas", afirmou o promotor de Justiça, que atua no município de Itaúba.

Segundo ele, a reunião com a Funai se estendeu por toda a tarde de ontem, mas somente hoje, às 11h30, durante audiência com o presidente da instituição, Márcio Augusto Freitas de Meira, é que o grupo conseguiu avançar nas negociações.

MOBILIZAÇÃO: Para chamar a atenção das autoridades em relação as problemas enfrentados pela etnia, os Terenas iniciaram no dia 14.03 um bloqueio na BR 163, entre os municípios de Itaúba e Nova Santa Helena. O Ministério Público Estadual acompanhou toda a mobilização que durou aproximadamente uma semana .


http://www.mp.mt.gov.br/imprime.php?cid=52327&sid=58
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Terena Gleba Iriri
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.