Caso da índia Araweté.Guarda da indígena Araweté Igigi está provisoriamente com enfermeira

Blog Siddy Souza - http://siddysouza.blogspot.com/ - 19/04/2011
Após receber dois documentos do ministério publico federal onde a coordenadora da casa do índio em Icoaraci que relatava os maus tratos a pequena índia Araweté IGIGI, o ministério publico estadual decidiu por pedir a justiça que a guarda provisória da menina fique com a enfermeira Olgarina.

O juiz da infância e juventude da comarca de Altamira decidiu e a pequena está temporariamente sob guarda da enfermeira.

Segundo o ministério publico estadual o pedido de guarda provisória aconteceu a cerca de 15 dias após o recebimento de um documento que relatava as condições em que a pequena IGIGI Araweté vinha sendo mantida pelos pais na casa do índio de Icoaraci na capital do estado. A indiazinha da etnia Araweté, foi internada na Santa Casa de Misericórdia com sinais de maus-tratos e desnutrição no dia 6 de março.

O juiz já deferiu o pedido a menina vai ficar provisoriamente Olgarina uma enfermeira da FUNAI que já cuidou de IGIGI quando ela fazia tratamento em Belém por conta de uma doença congênita que a menina nasceu.

Foi à segunda vez que a pequena sofreu maus tratos em fevereiro deste ano ela foi internada no hospital municipal de Altamira com sinais de queimaduras pelo corpo e hematomas na boca a suspeita seria de que os pais teriam jogado a menina ao fogo. No processo existe também um pedido de destituição do poder familiar para que a menina possa sair do convívio dos pais.

A FUNAI solicitou um estudo antropológico que já foi realizado a menina continua internado na Santa casa de misericórdia em Belém o estado de saúde é estável. O promotor não acredita que a indiazinha volte ao convívio da família.

http://siddysouza.blogspot.com/2011/04/altamirapa-caso-da-idia-araweteguarda.html
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Araweté/Igarapé Ipixuna
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.