Pará: Indiazinha Araweté vítima de maus tratos pelos pais se recupera bem, diz hospital

O Globo - http://oglobo.globo.com/ - 19/04/2011
PARÁ - A indiazinha Araweté, de apenas 3 anos, vítima de maus tratos praticados pelos pais na Casa de Serviços ao Índio (CAS), em Belém do Pará, se recupera bem do quadro de anemia, segundo a Santa Casa de Misericórdia da capital paranaense. De acordo com o boletim divulgado pelo hospital nesta terça-feira, a pequena Yiy'y mantém o quadro de saúde estável, se alimentando bem e interagindo com outras crianças que fazem tratamento.

Ainda de acordo com a Santa Casa, a criança - que está sendo No hospital, ela está sendo acompanhada pela equipe do Centro de Recuperação Nutricional.ela foi submetida a todos os exames necessários, que comprovaram o processo de recuperação. Yiy'y chegou ao hospital no último dia 6, acompanhada de uma representante da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com anemia aguda e ferimentos pelo corpo.

Segundo o conselho tutelar de Icoaraci, distrito da capital paraense, Francicley Portal, a menina é vítima da violência há pelo menos um ano.

Yiy'y, que morava com a família em uma tribo no município paraense de Altamira, já chegou a ter o corpo queimado pelos pais, de acordo com o conselheiro.

De acordo com Portal, antes de ser internada, a família dela estava na capital paraense havia três semanas, no CAS de Belém, e, durante esse período, a menina teria ficado dentro do quarto, sem receber comida. A denúncia foi confirmada por funcionários da CAS.

- É um problema que acontece desde o ano passado, e ganhou repercussão aqui em Belém. Mas as autoridades continuam insistindo em deixar nas mãos dos pais, que justificam a violência falando de um suposto ritual indígena, dizendo que a menina tem "doença de homem branco" - ressalta o conselheiro.

De acordo com Portal, a menina tem outro irmão, mais novo, que é bem tratado pelos pais.

- Hoje, durante uma visita à vítima, constatamos que ela tem ferimentos pelo rosto e boca, porque a mãe, quando dá comida, força a colher na boca da criança. Além disso, também tem o problema de pele causado pela queimadura - acrescenta Portal.

O caso foi considerado grave pelo advogado Ariel de Castro Alves, vice-presidente da Comissão Nacional da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

- Devemos respeitar as tradições e a cultura indígena, mas elas não podem se sobrepor à Constituição Federal, ao Estatuto da Criança e do Adolescente e aos tratados internacionais que tratam da proteção especial e integral da criança e do adolescente - ressalta Alves.

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/04/19/para-indiazinha-arawete-vitima-de-maus-tratos-pelos-pais-se-recupera-bem-diz-hospital-924281871.asp
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Araweté/Igarapé Ipixuna
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.