Índios: coordenador desmente conflito

A Tribuna (AC) - http://www.jornalatribuna.com.br/ - 02/02/2011
Alguns jornais nacionais noticiaram que havia uma crescente ameaça de conflito entre índios isolados do Acre e índios expulsos do Peru por madeireiros. O coordenador da Funai/AC, Arthur Meirelles, desmentiu a informação. E confirmou que é de interesse da instituição que os índios permaneçam isolados em suas áreas.

O coordenador ressaltou que não existe conflito algum entre os três grupos diferentes que vivem completamente isolados no Acre. "Nosso objetivo é fazer com que os índios continuem isolados. Queremos que eles preservem seus costumes e formas de expressão. Não temos informação de conflitos em nenhuma área no Estado", explicou.

A Funai/AC tem planos para os isolados. "Queremos estudar a vida e os costumes desses índios de uma forma que não cause tanto impacto à cultura deles. Por enquanto não tem nada em prática, mas é nossa pretensão que isso aconteça", explicou Arthur Meirelles.

Além disso, essa semana a ONG Survival International, divulgou uma foto de índios acreanos que vivem sem contato com a civilização. A foto faz parte do lançamento de uma campanha mundial para a proteção do território dos isolados. Essa foi a segunda vez que a Funai divulgou imagens dos isolados. A primeira ocorreu em 2008.

http://www.jornalatribuna.com.br/MostrarNoticia.do?id=13138&ano=2011&mes=02&dia=02
PIB:Acre

Related Protected Areas: